• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
18 de janeiro de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Procon-AM pede esclarecimentos a operadora de planos de saúde sobre serviços durante pandemia de Covid-19

Empresa deve entregar, em até 48 horas, resposta sobre valores cobrados entre fevereiro e maio deste ano, entre outros questionamentos

Redação por Redação
29 de maio de 2020
em Amazônia, Destaque
João Pedro Sales/Procon-AM

João Pedro Sales/Procon-AM

170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/AM) notificou, nesta sexta-feira (29/05), a operadora de planos de saúde Hapvida, em Manaus, e pediu esclarecimentos sobre os serviços oferecidos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No documento, o Procon-AM pede que a empresa responda, em até 48 horas (a contar da notificação desta sexta-feira), questionamentos sobre:

  • os valores cobrados no período de fevereiro a maio de 2020 para o tratamento de pacientes suspeitos/diagnosticados com o coronavírus, juntamente com as notas fiscais com descrição dos serviços executados com seus respectivos valores;
  • a disponibilidade de atendimentos de planos de saúde e/ou convênios para consumidores com suspeita/diagnóstico do coronavírus;
  •  eventuais cobranças de taxas/valores diferenciados ou adicionais para tratamento de Covid-19, inclusive a composição de custo dos mesmos devidamente comprovados;
  • a quantidade total de leitos nas Unidades e Centros de Terapia Intensiva (UTIs e CTIs) para o tratamento de pacientes com suspeita/diagnóstico de Covid-19, e quantos destes estão ocupados;
  • o cumprimento da obrigatoriedade de atendimento sem a observância de carência para usuários conveniados;
  • quantos e quais hospitais são conveniados com a Hapvida;
  • a realização de transferência de pacientes com suspeita/diagnóstico de Covid-19 para hospitais das redes públicas.

A operadora deverá encaminhar a documentação e os dados solicitados por meio digital, no e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Caso seja comprovada má prestação de serviço ou ocorrência de prática abusiva, a empresa notificada sofrerá a sanção administrativa de multa, nos termos do artigo 56, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei nº 8.078/1990, combinado com o artigo 18, inciso I, do Decreto nº 2.181/1997, regulamentador do Código. A ausência de resposta configura desobediência passível de sanção, nos termos do artigo 55, parágrafo 4°, do CDC, combinado com o artigo 33, parágrafo 2°, do Decreto nº 2.181/1997.

“O Procon-AM tem o dever de prezar pela boa relação de consumo, principalmente no que diz respeito à saúde. O direito à saúde está previsto na nossa Constituição, bem como a preservação dela no CDC. Recebemos inúmeras denúncias, e, a partir disso, notificamos a operadora de plano para que apresente respostas ao órgão. É necessário que tenhamos união e parcimônia. Os planos devem seguir um regramento da ANS (Agência Nacional de Saúde), mas também respeitar o CDC, e isso passa pelo atendimento adequado. Vamos aguardar a resposta da operadora para que saibamos o que vem ocorrendo”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Dúvidas e denúncias – O Procon-AM segue com atendimentos por telefone e on-line. Os consumidores podem entrar em contato pelas redes sociais do órgão, pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, pelos  números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015, 3215-4009, 99271-5519 (ouvidoria), e pelo site http://www.procon.am.gov.br.

Tags: Covid-19OperadorasPlano de Saúde

Postagens Relacionadas

Fotos - Divulgação/Implurb
Amazônia

Em 2025, Manaus recebeu mais de 2,7 mil denúncias sobre ordenamento e obras irregulares

18 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação/ TJAM
Amazônia

TJAM retomará audiências na próxima semana e sessões de julgamento do Segundo Grau iniciam no dia 26/1

18 de janeiro de 2026
Fotos – Antonio Pereira / Semcom
Amazônia

Ação humanizada é realizado no Centro de Manaus para população em situação de rua

18 de janeiro de 2026
Próximo
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Brasileira recebe prêmio Defensoras Militares da Igualdade de Gênero

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • MPAM instaura procedimento para fiscalizar saneamento básico em escolas de Guajará
  • Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS
  • Falta um mês para o fim do prazo de contestação de descontos indevidos
  • Locações de ‘O Agente Secreto’ compõem rota cinematográfica apoiada pela Embratur
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM