• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
20 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Polícia

Ipem-AM apreende balanças comerciais irregulares em feiras de Manaus

Operação “Feiras Livres”, coordenada pelo Inmetro, visitou 151 estabelecimentos na capital amazonense no período de 9 a 23 de agosto

Redação por Redação
28 de agosto de 2024
em Polícia
Fotos: Jeane Glay/Ipem-AM

Fotos: Jeane Glay/Ipem-AM

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Nesta quarta-feira (28/08), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou o resultado da operação “Feiras Livres”, desencadeada por agentes do Departamento de Metrologia Legal (Demel) do órgão delegado e coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo o país. Do total de 201 instrumentos de balanças comerciais fiscalizados, em 151 estabelecimentos de Manaus, 15 foram apreendidos por irregularidades.

A ação, iniciada em 9 de agosto – em referência ao Dia do Feirante – e concluída no último dia 23, teve como finalidade assegurar que as balanças utilizadas pelos feirantes estejam devidamente verificadas e em conformidade com as normas técnicas das leis em vigência.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, além da verificação, os agentes também orientaram os feirantes quanto à regulamentação e ao funcionamento adequado dos equipamentos.

“Os agentes verificaram se os instrumentos atendem aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Inmetro, com o intuito de garantir o equilíbrio na relação de consumo e, principalmente, assegurar que o consumidor pague pelo peso justo, conforme indicação da balança, que deve estar em uso de acordo com as exigências do Inmetro”, afirmou Renato Marinho.

Foram encontradas irregularidades em dez estabelecimentos e 15 balanças de modelo importado, sem a aprovação do Inmetro, retiradas do mercado.

O diretor-presidente informou, ainda, que os comerciantes notificados terão dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM e estão sujeitos às penalidades previstas em lei, além da apreensão da balança, aplicação de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Balanço: Operação Feiras Livres
– 201 balanças fiscalizadas;

– 15 balanças reprovadas;

– 151 estabelecimentos visitados;

– 10 estabelecimentos notificados;

– Principais irregularidades: balança sem aprovação de modelo junto ao Inmetro.

Tags: BlançasFeirasIPEM

Postagens Relacionadas

Foto: Raphael Alves
Destaque

Justiça condena acusados de matar mulher, crime ocorrido em São Sebastião do Uatumã /AM em 2023

20 de junho de 2026
Foto: Raphael Alves
Polícia

Justiça condena a mais de 178 anos de prisão ex-professor de jiu-jitsu acusado de estupro de vulnerável contra alunos

20 de junho de 2026
Foto: Raphael Alves / Arq. TJAM
Polícia

Mulher acusada de mandar matar ex-marido e executor do crime são condenados em julgamento no AM

19 de junho de 2026
Próximo
Foto: CBS Comunicação

Amazonas lidera em número de empresas de serviços no Norte

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%
  • Programa de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
  • Lei Maria da Penha é fortalecida com prazo ampliado para denúncia de violência doméstica
  • Justiça condena acusados de matar mulher, crime ocorrido em São Sebastião do Uatumã /AM em 2023
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM