• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
11 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Endometriose: atendimentos na atenção primária do SUS crescem 76,2% em três anos

Agência Brasil por Agência Brasil
14 de março de 2025
em Brasil
172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Dor intensa durante a menstruação não é normal. No Brasil, milhões de pessoas convivem com a endometriose, uma doença crônica que pode causar dores incapacitantes e comprometer a qualidade de vida. Para ampliar a conscientização e reforçar a importância do diagnóstico precoce, o Ministério da Saúde promoverá, em parceria com a Beneficência Portuguesa, um webinário sobre o tema, voltado para profissionais da atenção primária à saúde (APS) e o público em geral. O evento online e gratuito ocorrerá na próxima quinta-feira (13), às 11h.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado um aumento significativo nos atendimentos na atenção primária relacionados ao diagnóstico da endometriose. Em 2022, foram realizados 82.693 atendimentos, número que subiu para 115.765 em 2023. Os dados preliminares de 2024 já atingem a marca de 145.744 atendimentos. Nesses três anos, o crescimento foi de aproximadamente 76,24%, refletindo uma ampliação da demanda nos serviços de saúde.

O tema tem ganhado visibilidade, mas ainda é permeado por estigmas culturais que prejudicam a identificação dos sintomas de forma qualificada e dificultam o entendimento sobre como proceder nos atendimentos e tratamento.

Na avaliação de Renata de Souza Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres, a atenção primária tem um papel importante no combate ao estigma que naturaliza a dor na experiência menstrual, por meio de ações de educação em saúde, além da correta abordagem clínica. “Esperamos que, com este evento, possamos trazer mais informações para garantir o cuidado adequado e ajudar a reduzir o tempo que essas pessoas levam para receber tratamento”, ressalta.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença em que células semelhantes às que revestem o útero (endométrio) crescem em outras partes do corpo, principalmente na região pélvica. Essas células respondem às variações hormonais do ciclo menstrual, podendo causar inflamação, dor e a formação de tecido cicatricial (aderências). É uma das principais doenças que afetam mulheres em idade reprodutiva e pessoas designadas com o sexo feminino ao nascer. No entanto, o diagnóstico e o tratamento ainda enfrentam grandes desafios, devido ao conhecimento limitado sobre suas causas e seu funcionamento. Estudos indicam que a identificação da doença e o início do tratamento adequado podem levar em média de 6 a 7 anos.

Os principais sinais e sintomas da endometriose incluem: cólicas menstruais intensas que não melhoram com analgésicos comuns; dor pélvica fora do período menstrual; inchaço abdominal antes e durante a menstruação; dor no fundo da vagina durante relações sexuais com penetração; e dor ao evacuar ou alterações intestinais bruscas durante a menstruação (diarreia ou constipação).

Sobre o webinário

O webinário “Dor não é normal: Conscientização sobre a Endometriose” é direcionado a profissionais da atenção primária e tem como objetivo instrumentalizar esses profissionais para a identificação precoce da endometriose, um problema de saúde que afeta a qualidade de vida de muitas mulheres.

Especialistas discutirão os principais sinais da doença e a necessidade de desmistificar a dor intensa como algo natural do ciclo menstrual. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (13), com transmissão ao vivo no canal do DATASUS .

A iniciativa contará com duas etapas: além do webinário aberto ao público, também haverá uma roda de conversa interna, voltada às trabalhadoras do Ministério da Saúde.

Tags: BrasilEndometrioseGoverno federalSaúde

Postagens Relacionadas

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Brasil

Mega-Sena acumula para R$ 85 milhões; confira os números sorteados

11 de setembro de 2026
Foto: Reprodução/Canva
Brasil

Inep divulga relação final dos aprovados no Revalida 2025/2

11 de setembro de 2026
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
Brasil

Baixa visão na infância: especialista alerta para diagnóstico precoce

11 de setembro de 2026
Próximo
Foto: IT Fórum

Coleta seletiva, legislação e conscientização são pontos-chave para avançar na reciclagem do lixo

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Liminar suspende reajuste de água em Manaus
  • Informação segura, voto consciente: canais oficiais do TSE no combate à desinformação
  • Vulgo ‘Lourinho’ é morto a facadas em Manaus
  • Faltam 23 dias: a jornada que leva a urna eletrônica até o seu voto
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM