• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
29 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

Agência Brasil por Agência Brasil
3 de agosto de 2025
em Brasil
Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Vagas de trabalho em atividades ligadas à educação ajudaram o Brasil a registrar no segundo trimestre deste ano a menor taxa de desemprego já apurada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na quinta-feira (31), o instituto divulgou que a taxa de ocupação no trimestre encerrado em junho ficou em 5,8%, o menor patamar da série histórica iniciada em 2012. O mercado de trabalho brasileiro alcançou 102,3 milhões de trabalhadores ocupados, também recorde na série.

O IBGE destacou que, na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, dos dez grupamentos de atividade, nove apresentaram estabilidade, ou seja, alta ou queda não expressivas, e apenas uma marcou expansão, o grupamento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

Nessa atividade, o número de ocupados chegou a quase 18,9 milhões, acréscimo de 4,5% em relação ao primeiro trimestre. Isso representa que 807 mil pessoas conseguiram trabalho. Esse grupamento de atividade é o segundo com mais postos, perdendo apenas para o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 19,5 milhões de vagas ocupadas.

Ano escolar

Dentro da atividade administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, foi a educação pública e privada que puxou as contratações. São vagas para professores, serventes, inspetores e porteiros, por exemplo, concentradas principalmente nas prefeituras.

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, explica que há um caráter sazonal, isto é, relacionado à época do ano. A administração pública costuma dispensar trabalhadores na passagem de dezembro para janeiro, recontratando depois, principalmente a partir de março, quando retorna o calendário letivo nas escolas, sobretudo do ensino fundamental.

“Além disso, também as atividades de saúde contribuíram para esse crescimento, mas, de fato, o segmento da educação é bastante relevante nesse processo de recuperação aqui nesse [segundo] trimestre”, disse.

Como se comportaram os demais grupamentos de atividades na comparação entre os primeiro e segundo trimestres:

  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: 126 mil vagas (1,7%)
  • Indústria geral: 163 mil vagas (1,2%)
  • Construção: menos 14 mil vagas (queda de 0,2%)
  • Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas: 258 mil vagas (1,3%)
  • Transporte, armazenagem e correio: 123 mil vagas (2,1%)
  • Alojamento e alimentação: menos 55 mil vagas (queda de 1%)
  • Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas: 223 mil vagas (1,7%)
  • Serviços domésticos: 60 mil vagas (1,1%)
  • Outros serviços: 101 mil vagas (1,9%)

Série atualizada

A Pnad Contínua divulgada em 31 de julho é a primeira com a nova amostra representativa de domicílios, baseada em constatações do Censo 2022.

As revelações do censo fizeram o IBGE reponderar a amostra, de forma que toda a série histórica da Pnad precisou ser revista, um procedimento comum em diversos países.

No entanto, de acordo com Adriana Beringuy, não houve diferença, sendo que em muitos casos a taxa é a mesma.

“A dinâmica do mercado de trabalho foi a mesma”, explicou.

Dos 159 trimestres móveis pesquisados desde 2012, apenas 25 tiveram a taxa de desocupação alterada, sendo que a variação não passou de 0,1 ponto percentual para mais ou para menos.

Desde outubro de 2021, nenhum trimestre sequer sofreu alteração. Assim como na série antiga, o maior índice de desemprego foi de 14,9%, atingido em dois períodos: nos trimestres móveis encerrados em setembro de 2020 e em março de 2021, ambos durante a pandemia da covid-19.

Tags: BrasilDesempregoEducação

Postagens Relacionadas

Foto: © Angelo Miguel/MEC
Brasil

Uma em cada 10 crianças de 4 e 5 anos não vai à creche em 875 cidades

29 de abril de 2026
Registro raro de palmeira-urucuri albina na Estação Ecológica Rio Acre (AC). A ausência de clorofila resulta na coloração branca das folhas, um fenômeno raramente observado em ambiente de floresta nativa - Foto: Rita Portela
Brasil

Bioeconomia em áreas degradadas cria produção sustentável no Pará

28 de abril de 2026
Foto: Acervo da Biblioteca Nacional
Brasil

Maioria de empresários que apoiou ditadura vem de famílias escravistas

28 de abril de 2026
Próximo
Pix na mira de Trump: tarifaço pode ser retaliação a sistema de pagamentos brasileiro

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Feira Mística Cigana chega à 7ª edição no Salão Rio Solimões, a partir desta quarta-feira
  • Brasil reduz em 42% perdas florestais em 2025, aponta estudo
  • CNI: acordo Mercosul–UE zera tarifas de 80% das exportações a Europa
  • Família brasileira morta por Israel buscava pertences no Sul do Líbano
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM