Um esquema de criação clandestina de animais foi desarticulado neste sábado (15), em um imóvel localizado no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. Mais de 20 animais foram resgatados do local, entre eles cães das raças poodle, yorkshire e lulu-da-pomerânia, além de vira-latas, gatos, galinhas, codornas, um periquito e um coelho.
A ação teve início após equipes da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM) identificarem uma mulher transportando cães em atitude suspeita nas proximidades de uma residência que já vinha sendo alvo de investigação. Diante da situação, os agentes decidiram averiguar o imóvel.
Ao entrar na casa, a equipe encontrou um ambiente totalmente insalubre. Vários cães de raça apresentavam sinais evidentes de problemas de saúde, e um gato era mantido em uma gaiola. O cenário incluía ainda ratos mortos, grande quantidade de teias de aranha, fezes e comida estragada espalhada pelos cômodos.
A operação contou com o apoio da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Manaus, representada pelo presidente Aldenor Lima, além da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
Os animais resgatados serão encaminhados para atendimento veterinário no Hospital Público Veterinário do Amazonas. Eles permanecerão sob responsabilidade da Sepet-AM e, após a conclusão dos trâmites legais, serão disponibilizados para adoção responsável, já castrados, vacinados e vermifugados.
Em 2019, a mesma suspeita já havia sido notificada pela apreensão de dezenas de animais, domésticos e silvestres, incluindo cães de raça, gatos, macacos, jabutis e aves como araras, corujas e tucanos. Agora, com um quadro ainda mais grave, as autoridades devem aprofundar a investigação para apurar responsabilidades e possíveis crimes de maus-tratos reincidentes, à luz da Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020), que endurece a punição para maus-tratos contra cães e gatos.









