• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Museu da Cidade de Manaus abre temporada cultural 2026 com exposição internacional de Jacques Menassa

Redação por Redação
5 de janeiro de 2026
em Cultura
Márcio James / Arquivo – Semcom

Márcio James / Arquivo – Semcom

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), abre oficialmente a programação cultural de 2026 com a inauguração da exposição “Les Gens du Nord”, do renomado fotógrafo internacional Jacques Menassa, na segunda-feira, 5/1, no Museu da Cidade de Manaus, no paço da Liberdade, no centro histórico.

A mostra marca o retorno do artista à capital amazonense e reúne uma coleção impactante de fotografias em preto e branco que retratam a alma da Amazônia a partir de uma estética sensível, profunda e humanista. Por meio de um domínio técnico refinado da luz e da sombra, Menassa transforma cenas do cotidiano em poesia visual, transitando entre as texturas da floresta, os traços urbanos e, principalmente, a força humana do povo nortista.

Identidade cultural

O eixo central da exposição é o povo da região. Em cada imagem, Jacques Menassa constrói um retrato respeitoso da identidade local, revelando a resistência, a alegria e a dignidade de quem carrega a Amazônia no olhar e na história. O trabalho propõe não apenas um registro visual, mas uma reflexão sobre pertencimento, memória e identidade cultural.

De acordo com o texto curatorial, “Jacques não apenas registra momentos; ele imortaliza a identidade de um povo, traduzindo em contrastes o que há de mais autêntico no nosso cenário regional”.

Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, a exposição representa um marco simbólico para o início do calendário cultural da cidade.

“Abrir 2026 com uma exposição desse porte, assinada por um artista internacional que dialoga diretamente com a identidade amazônica, é reafirmar o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização da cultura, da memória e do nosso povo. O Museu da Cidade se consolida cada vez mais como um espaço vivo de encontro entre arte, história e cidadania”, destacou.

A exposição se destaca pela forte estética em preto e branco, na qual o uso preciso da luz e da sombra revela a essência da terra e de sua gente, pelo olhar profundamente humanista que valoriza a dignidade e o cotidiano do povo do Norte, e por marcar oficialmente a abertura da programação cultural do Museu da Cidade de Manaus para o ano de 2026.

SERVIÇO:

O quê – Exposição “Les Gens du Nord”, de Jacques Menassa
Quando – Segunda-feira, 5/1
Horário de visitação – 9h às 17h
Local – Museu da Cidade de Manaus, no paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, centro histórico.
Entrada – Gratuita

Tags: CulturaManauscultMuseu

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Cultura

Exposição ‘Arte que floresce da Amazônia’, do artista Renner Cruz chega ao Amazonas Shopping

23 de julho de 2026
Fotos: Júnior Souza/TRE-AM
Cultura

TRE-AM celebra os 30 anos da urna eletrônica com exposição no Manaus Via Norte Shopping

22 de julho de 2026
© Companhia das Letras/Divulgaçã
Cultura

Grande Sertão: Veredas faz 70 anos e permanece instigante

21 de julho de 2026
Próximo
Imagem mostra uma floresta morta de igapó no rio Uatumã, em decorrência da barragem de Balbina, no Amazonas. Foto: Igor Souza- Ascom Inpa.

Bosque da Ciência abre a programação especial de 2026 com exposição fotográfica sobre a Amazônia

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Suspeito de matar vizinho a facadas em bar de Manaus é preso em aeroporto de SP
  • Mais de 700 kg de skunk com embalagens de ‘Freiras e Louis Vitton’ são apreendidos no AM
  • PF prende homem em flagrante por crime de abuso sexual infantojuvenil
  • Centro de Controle de Zoonoses avança na imunização antirrábica de cães e gatos em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM