Pacientes do SUS de Parintins (AM) e região passam a contar com os serviços especializados em exames de imagem das carretas do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Com foco no diagnóstico precoce de doenças, a unidade móvel conta com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, que estão prontos para ofertar consultas com especialistas e tomografias.
Além de Parintins, outros 15 municípios serão contemplados com carretas do Agora Tem Especialistas, que levam mais atendimento onde a população está. As unidades móveis geralmente são instaladas em regiões de difícil-acesso, alta demanda reprimida ou cidades-polo, locais referência para povoados ao redor. Com estrutura moderna e equipe multiprofissional, elas ofertam desde consultas até exames e procedimentos essenciais para o diagnóstico e tratamento.
“Há sete meses, o Governo do Brasil, o Governo Lula, pelo Ministério da Saúde, inovou ao colocar atendimento especializado sobre rodas para levar para todos os cantos do país. Hoje, são 81 unidades móveis que já atenderam mais de 140 mil pessoas que aguardavam semanas e meses por um exame ou uma cirurgia sem previsão de ocorrer. Até o fim do ano, serão 150 carretas multiplicando esses resultados para que todos os brasileiros e brasileiras tenham atendimento rápido e de qualidade”, afirma o ministro Alexandre Padilha.
Desde outubro de 2025, as unidades móveis já rodaram mais de 54 mil kms, levando mais atendimento a todo o país — distância equivalente a quase uma volta e meia ao redor da Terra. Até o momento, 81 carretas atenderam 146 mil pessoas foram atendidas nas carretas e 383 mil procedimentos foram realizados, inclusive cirurgias de catarata que devolveram a visão para mais de 20 mil pessoas, números que contribuíram para zerar as filas em 44 municípios brasileiros.
No Amazonas, a iniciativa do Governo do Brasil também levou o cuidado especializado em saúde da mulher para mais perto da população de outros municípios. As carretas já passaram por Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Guajará, reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros.








