• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
22 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Comunidades do Nova Cidade recebem ações de combate à malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda

Redação por Redação
4 de setembro de 2020
em Amazônia
Foto – Divulgação / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

201
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Prefeitura de Manaus realizou nesta terça-feira, 25, uma ação de combate à malária nas comunidades Itaporanga e Monte Carmelo, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. Equipes do setor de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Norte, em parceria com o Núcleo de Entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram as responsáveis pelas atividades.

Conforme Francisco Walter da Silva Júnior, chefe do setor de Controle de Endemias do Disa Norte, o trabalho ocorreu em duas frentes: em uma delas, os servidores percorreram locais onde já foram registrados criadouros do mosquito Anopheles darlingi, transmissor da doença, para eliminar possíveis novos focos de reprodução do inseto; na outra, as equipes visitaram moradores com suspeita de contaminação pela malária, para realizar os encaminhamentos necessários ao diagnóstico e tratamento.

“É importante ressaltar que o Distrito Norte não possui casos autóctones, ou seja, em que a transmissão da malária aconteceu dentro do nosso território, mas apenas casos importados, trazidos de outras zonas da cidade. Graças ao monitoramento e vigilância constantes dos nossos servidores, aliados à colaboração dos próprios moradores, que têm denunciado a ocorrência de focos e informado sobre casos suspeitos, temos conseguido cortar o ciclo de transmissão da malária nessa região da cidade com sucesso”, explica Francisco.

Controle
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles darlingi. Ela costuma ter alta incidência em locais com forte presença de mata, como sítios, chácaras e nas zonas rurais dos municípios. Seus sintomas incluem calafrios, febre alta, dor de cabeça, tremores, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Para denunciar a ocorrência de possíveis criadouros do Anopheles darlingi, a Semsa disponibiliza os contatos do Núcleo de Controle da Malária, pelo número 3228-5025, ou o e-mail ncmmalaria.manaus@gmail.com.

Tags: açõesFebremalárianova cidadeprenvenção

Postagens Relacionadas

O vale-recarga gratuito de botijão de 13 kg atende cerca de 206 mil famílias, que podem retirar o gás de cozinha (GLP) nas revendas credenciadas, cujos endereços podem ser conferidos acessando o aplicativo Meu Social – Gás do Povo. Foto: Helano Stuckert/MDS
Amazônia

Amazonas tem mais de 517,8 mil famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril

20 de abril de 2026
Foto: Divulgação  Semsa
Amazônia

Unidades móveis de saúde da mulher mudam de endereço em Manaus; confira locais e datas

20 de abril de 2026
Fotos – Divulgação/IMMU
Amazônia

Manaus intensifica fiscalização e autua 14 veículos por estacionamento irregular em área proibida

20 de abril de 2026
Próximo

Operação ‘Semana da Pátria’ irá coibir o fluxo de veículos clandestinos nas rodovias do Amazonas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa
  • “Bifurcação”: novo trabalho de Mr Magoo Mao retrata o cotidiano periférico de Manaus
  • Economia prateada mostra força de consumidores e empreendedores 60+
  • SUS amplia acesso ao tratamento da hemofilia e garante mais qualidade de vida aos pacientes
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM