• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
21 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Agência defende desbloqueio de obstáculos a projetos hidrelétricos

Redação por Redação
30 de junho de 2021
em Brasil
Reprodução

Reprodução

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que é preciso desbloquear muitos dos obstáculos enfrentados pelos projetos hidrelétricos, uma fonte de produção de eletricidade cujo crescimento está diminuindo, ameaçando os objetivos de combate às alterações climáticas.

Em relatório divulgado hoje (30), a AIE afirma que cerca de metade do potencial hidrelétrico economicamente viável do mundo está inexplorado.

A energia hidrelétrica tem “papel fundamental na transição para a energia limpa”, não só devido ao peso relativo (um sexto da produção de eletricidade no mundo em 2020, que significa mais do que todas as outras energias renováveis combinadas), mas também porque a capacidade de armazenamento das barragens proporciona flexibilidade ao sistema.

O problema é que embora se preveja que a capacidade hidrelétrica global aumente 17% entre 2021 e 2030, essa progressão será quase 25% mais lenta do que na década anterior.

Para o diretor-geral da AIE, Fatih Birol, “a energia hidrelétrica é a grande esquecida da eletricidade limpa. É necessário colocá-la diretamente na agenda energética e climática se os países estão seriamente empenhados em alcançar os seus objetivos” para atingir as emissões líquidas zero de dióxido de carbono (CO2), que foram fixadas para meados do século.

Birol lembra que as vantagens que a energia hidrelétrica apresenta podem torná-la uma facilitadora de transições seguras”, uma vez que a cota de produção solar e eólica – por natureza muito mais descontínuas e irregulares – aumenta, “desde que os projetos hidrelétricos sejam desenvolvidos de forma sustentável e resistente ao clima”.

De acordo com a AIE, se os obstáculos ao desenvolvimento da energia hidrelétrica fossem adequadamente abordados, a capacidade global poderia aumentar 40% até 2030, muito mais do que os autores do relatório estimam.

Na prática, teria de subir duas vezes mais depressa do que o esperado, o que requer uma abordagem mais robusta e abrangente.

A agência destaca que, entre outras coisas, é preciso proporcionar visibilidade a longo prazo das receitas das centrais hidrelétricas para assegurar que os projetos sejam economicamente viáveis e atrativos para os investidores. Isso sem esquecer que as normas de sustentabilidade ambiental estão garantidas.

Ele lembra que muitos projetos enfrentam longos processos de licenciamento, custos e riscos elevados de avaliações ambientais, bem como a oposição das comunidades locais em alguns casos.

De acordo com as estimativas da AIE, US$ 127 bilhões – quase um quarto do investimento global em energia hidrelétrica – deverão ser gastos na modernização de centrais elétricas envelhecidas até 2030, a maioria em economias avançadas.

Esses números estão muito abaixo dos US$ 300 bilhões que, na sua opinião, seriam necessários para atualizar todas as centrais hidrelétricas obsoletas.

Tags: AgênciaBrasilPortal AMProjetos hidrelétricos

Postagens Relacionadas

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasil

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa

21 de abril de 2026
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Brasil

SUS amplia acesso ao tratamento da hemofilia e garante mais qualidade de vida aos pacientes

21 de abril de 2026
Iniciativas reforçam compromisso do Governo do Brasil com a proteção da fauna e a promoção dos direitos animais - Foto: Alex Cavanha/Prefeitura de Santo André
Brasil

Primeiro ano de ProPatinhas e SinPatinhas tem 1,3 milhão de cães e gatos registrados em 98,3% dos municípios

21 de abril de 2026
Próximo
Reprodução

Estudos avaliam vantagens de maior intervalo da vacina AstraZeneca

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa
  • “Bifurcação”: novo trabalho de Mr Magoo Mao retrata o cotidiano periférico de Manaus
  • Economia prateada mostra força de consumidores e empreendedores 60+
  • SUS amplia acesso ao tratamento da hemofilia e garante mais qualidade de vida aos pacientes
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM