Aberta na manhã deste sábado, 20/11, na Arena da Amazônia, zona Centro-Oeste, a ‘Megavacinação contra a Covid-19’, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Prefeitura de Manaus, seguirá com a oferta de vacina em mais de 50 pontos de atendimento ao longo da semana.
O principal objetivo da ação, que tem como tema “Proteção pela metade não é proteção”, é mobilizar o público em atraso com a segunda dose e reduzir o percentual da população com o esquema vacinal incompleto. Além disso, a iniciativa visa incentivar a adesão à dose de reforço, que acaba de ser ampliada para as pessoas de 18 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.
De acordo com o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) da Prefeitura de Manaus, 365 mil pessoas não concluíram até o momento a imunização, apesar de terem atingido o intervalo recomendado entre as duas doses. Também na capital, 207 mil pessoas com 18 anos ou mais já podem receber a dose de reforço. Além desses, o município ainda aguarda aproximadamente 170 mil pessoas que não tomaram nem mesmo a primeira dose.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, participou da cerimônia de abertura da ‘megavacinação’, feita simultaneamente em Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Curitiba, e destacou que a campanha local está em ritmo acelerado, apesar do saldo dos que não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal.
A secretária ressaltou que desde o dia 19 de janeiro, quando a campanha teve início, o município já registrou a aplicação de mais 3 milhões de doses, alcançando 90,4% da população vacinável (acima de 12 anos) com a primeira dose e 72% com a imunização completa. Quase 140 mil pessoas também já receberam a dose de reforço. A população vacinável de Manaus está estimada em 1.785.793 pessoas e a população geral, em 2.219.580 pessoas.
“Seguimos rigorosamente a orientação do prefeito David Almeida de levar a vacina para perto da população, buscando, desde o início, estratégias diferenciadas para cada etapa da campanha. O foco na organização e no acesso facilitado às pessoas nos permitiu chegar até aqui, com ótimos resultados”, disse a secretária. Shádia acrescentou que, mesmo com os avanços da campanha, a prefeitura segue intensificando a busca ativa das pessoas em atraso, diversificando locais e horários de atendimento, realizando campanhas de divulgação e ampliando parcerias institucionais para que todos possam ser vacinados.
A secretária agradeceu ao Ministério da Saúde a iniciativa da ‘megavacinação’, que ampliou para todas as idades a dose de reforço, e ao governo do Estado pelo apoio à campanha municipal. Ela enfatizou que a vacina continua a ser a arma mais eficaz contra o novo coronavírus e fez um apelo à população para que compareça aos pontos de vacinação.
Sobre o anúncio do MS da necessidade de incluir na campanha contra a Covid a segunda dose do imunizante da Janssen, que vinha sendo aplicado em dose única, a secretária disse que o município ainda aguarda nota técnica com orientações detalhadas sobre a mudança e o recebimento de novas doses para dar início à oferta do esquema vacinal ampliado.









