• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
22 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Polícia

Núcleo de Equoterapia da PMAM beneficiou mais de 70 crianças com deficiência neste ano, em Manaus

Redação por Redação
30 de dezembro de 2021
em Polícia
Fotos: Lucas Silva/Secom e Tarcísio Heden/SSP-AM

Fotos: Lucas Silva/Secom e Tarcísio Heden/SSP-AM

163
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Núcleo de Equoterapia do Regimento de Policiamento Montado – Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), reabilitou, neste ano, 77 crianças com deficiência, usando o método terapêutico e educacional com cavalos.

O major Bruno Pereira, coordenador do Núcleo, explicou que, devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos precisaram passar por alguns ajustes.

“No ano de 2021, nós, do Núcleo de Equoterapia, tivemos que, em alguns momentos, paralisar as nossas atividades. Mesmo assim nós conseguimos atender 77 praticantes, em uma média diária de 13 a 14 por dia. Nos últimos meses nós conseguimos retornar quase que na integralidade às atividades do Regime”, disse.

Atualmente, os profissionais que trabalham na área são equitadores, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, veterinários e profissionais de Educação Física. O trabalho é dividido entre civis, militares, estagiários e voluntários.

“O nosso horário é de segunda à sexta das 7h30 ao meio-dia (pela manhã), e das 14h às 17h (pela tarde). São atendimentos de 30 minutos, individuais, por meio de uma equipe multidisciplinar que dá todo o suporte para a atividade de equoterapia e a reabilitação dos praticantes”, explicou o major.

Desde a criação do Núcleo de Equoterapia, aproximadamente 1.600 pessoas já passaram pelo programa.

Mudança de vida

A psicóloga do Núcleo, Eulália Campos, explica que o acompanhamento da equoterapia pode durar de seis meses a dois anos, divididos em quatro fases, que vão desde o estágio para alcançar segurança e mobilidade no cavalo até etapas competitivas, em que o praticante já domina a equitação.

Segundo a especialista, os ganhos cognitivos gerados são inúmeros e conseguem mudar a vida dos participantes.

“Eles chegam com baixa autoestima, não têm controle das próprias emoções. Na equoterapia eles se sentem valorizados e os pais percebem essa evolução. Também melhora a questão motora de quem tem paralisia cerebral. Eles ficam felizes e grandiosos porque estão em cima de um cavalo, têm um controle de rédeas, têm uma equipe de apoio em que eles confiam, e a evolução é perceptível”, disse a psicóloga.

Tags: AmazonasequitadoresequoterapiafisioterapeutasManauspedagogosPMAMPortal AMPsicólogosveterinários

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Polícia

Dupla é presa após assaltar loja de autopeças no bairro Cachoeirinha, em Manaus

22 de abril de 2026
FOTO: Divulgação/PC-AM
Polícia

Em Beruri, dupla é presa com dez tabletes de oxi durante operação fluvial

22 de abril de 2026
Foto: Divulgação
Destaque

Justiça decreta prisão de policiais envolvidos em morte de jovem no Alvorada

22 de abril de 2026
Próximo
ANS

COVID-19: Amazonas tem alta nos casos em Dezembro

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Dupla é presa após assaltar loja de autopeças no bairro Cachoeirinha, em Manaus
  • Em Beruri, dupla é presa com dez tabletes de oxi durante operação fluvial
  • Sonhado há 30 anos, acordo Mercosul-UE entra em vigor
  • Assembleia Legislativa publica edição extraordinária de Diário Oficial com relação das chapas inscritas para a eleição de mandato-tampão ao Governo do Estado
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM