• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
3 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Estudantes mapeiam áreas verdes para orientar moradores sobre preservação ambiental em Tabatinga

Projeto foi desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, via Fapeam, por meio do Programa Ciência na Escola

Redação por Redação
21 de fevereiro de 2022
em Meio Ambiente
Foto: Cássia Mesquita/Arquivo pessoal

Foto: Cássia Mesquita/Arquivo pessoal

1.3k
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Tabatinga (AM) – Um grupo de estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) participou do projeto “Mapeamento das áreas verdes localizadas no perímetro urbano de Tabatinga”, com a finalidade de conhecer e orientar os moradores do município em relação à preservação dos espaços verdes. O estudo foi desenvolvido com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O levantamento coordenado pela professora Cássia Mesquita, com a participação de três alunos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica Jr., abrangeu entrevistas com autoridades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acesso ao acervo de fotografia das regiões, além do uso do Google Earth, ferramenta digital que oferece mapeamento tridimensional de diversas regiões do planeta.

“Foram contabilizados locais de áreas verdes, embora não sejam reconhecidas judicialmente, em frente ao aeroporto conhecido como Associação dos Servidores da Infraero (Assinfra), Jardim Botânico Militar, Área de Instrução do Exército, cinturão verde que percorre a estrada ligando à área militar, que é extensão da cidade e serve de acesso à Comarca da Aeronáutica e, ainda, a área indígena já urbanizada”, explicou a professora.

De acordo com Cássia Mesquita, embora sejam visíveis as áreas verdes no município, nenhuma delas é regularizada ou reconhecida, segundo os decretos de criação para atender a modalidade funcional e beneficiar a população, o que demonstra a importância de identificar e mapear os espaços para, posteriormente, serem adotadas políticas públicas ambientais nos locais.

A professora destaca que os alunos atuaram no projeto por quatro meses, de julho a novembro de 2021, e superaram diversas dificuldades, entre as quais o acesso a informações precisas das áreas verdes, além das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Apoio da Fapeam

Cássia Mesquita enfatiza que o apoio da Fapeam é importante para incentivar estudos no estado.

“Eu sou agradecida à Fapeam pelo incentivo, pois sem isso não teria ingressado no mestrado, e ainda estou estudando para concluir o doutorado. Conhecimento é a base de tudo, e isso é o legado de excelência que a Fundação, através de editais de pesquisa, tem nos encorajado a trilhar”, destacou a pesquisadora.

PCE

Pioneiro no país, o PCE é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

O programa é desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).

Tags: Áreas VerdesEstudantesMapeamentoMeio AmbienteTabatinga

Postagens Relacionadas

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Meio Ambiente

Junho será mais quente do que a média na maior parte do país

2 de junho de 2026
Foto: Divulgação/Fapeam
Meio Ambiente

Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

1 de junho de 2026
Fotos: Milena Barbosa e Maria Vicenza
Meio Ambiente

Cinco lagos amazônicos impactados pelas mudanças climáticas são monitorados por pesquisadores e comunidades tradicionais

31 de maio de 2026
Próximo
Foto: Divulgação Assessoria

Serafim Corrêa afirma que aumento de 70% nos repasses do Fundeb em janeiro garante reajuste aos professores do AM

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Junho Azul e Vermelho: Hemoam lança campanha de incentivo à doação de sangue com os bois Caprichoso e Garantido
  • TSE mantém condenação de Claudio Castro à inelegibilidade
  • Lula responsabiliza clã Bolsonaro por ataque dos EUA ao Pix e taxação
  • Estado de São Paulo confirma quinta morte por febre amarela no ano
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM