• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
25 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Therezinha Ruiz propõe a indicação do TEA na identidade dos autistas

Redação por Redação
3 de março de 2020
em Política
217
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A inclusão na cédula de identidade, da informação sobre a condição de “Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA”, dos portadores desse distúrbio neurológico, foi solicitada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio do Projeto de Lei (PL) nº 28/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o PL, a indicação do TEA no documento de identidade, assegura ao seu portador, os mesmos direitos concedidos às pessoas com deficiência. Eles terão atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços público e privado, em especial nas áreas de saúde, educação, assistência social, no serviço bancário, em concessionárias públicas e em estabelecimentos comerciais.

O texto estabelece que a pessoa com autismo, regularmente identificada no RG, terá prioridade nas conhecidas filas de atendimento prioritário, sobre os demais públicos.

“Queremos garantir aos autistas, seja de forma emergencial ou regularmente, um atendimento prioritário nos postos de saúde, nas filas de espera do SUS, na obtenção de passes livres e demais serviços. Assim, eles terão assegurados os benefícios inerentes às pessoas com deficiência”, explica a deputada Therezinha Ruiz.

Para requerer a indicação do TEA, é preciso que o autista titular do documento, ou seu representante legal, apresente laudo médico comprobatório para que seja incluída a informação no seu RG, nos termos do Decreto Federal 9.278/2018. O laudo médico atestando o diagnóstico de autismo deverá ser firmado por médico especialista em Neurologia ou Psiquiatria.

Na avaliação da deputada Therezinha Ruiz, trata-se de uma iniciativa que atende as necessidades do público autista, e que contribuirá para diminuir as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos portadores e seus familiares.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito, com gestos repetitivos.

A pessoa autista não é facilmente, ou mesmo visualmente, identificável como outros tipos e perfis de pessoas com deficiência. Os sinais do transtorno geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

A condição característica do autismo apresenta-se forma permanente. A criança nasce com o transtorno e torna-se um adulto com autismo. É importante frisar que a Lei Federal 12.764, de 27 de dezembro de 2012 instituiu a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.

Tags: autistasTEATherezinha Ruiz

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução/Canva
Política

Comissão aprova regras gerais para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão no SUS

24 de abril de 2026
© Divulgação/Recicla Latas
Política

Sancionada lei que reforça incentivos fiscais à reciclagem

24 de abril de 2026
Foto: Alberto César Araújo
Política

Duas chapas têm pedidos de impugnação em eleição indireta ao Governo do Amazonas

24 de abril de 2026
Próximo
MANAUS, 11/02/20
VEREADOR MARCELO SERAFIM (PSB) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS.
FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Condomínios poderão ter cartazes divulgando números para denúncia de violência em Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Suspeito é preso em flagrante por furto dentro de residência no Conjunto Manauense
  • Em Santa Isabel do Rio Negro, dupla é presa por furto, tráfico de drogas e receptação
  • PF destrói armas de fogo e munições no Amazonas
  • Mulher é condenada a mais de 24 anos de prisão por morte de companheiro e tentativa de homicídio contra a filha da vítima
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM