• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
18 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

ONU exige fim da violência no Haiti e impõe sanções a gangues

Um grupo de especialistas deve ser designado no período inicial de 13 meses para acompanhar a situação do Haiti

Redação por Redação
21 de outubro de 2022
em Mundo
Reprodução

Reprodução

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Conselho de Segurança da ONU adotou, por unanimidade nesta sexta-feira (21), uma resolução exigindo o fim da violência no Haiti e criando um regime de sanções a grupos e indivíduos que incitem a violência e abusos de direitos humanos no país, participem de atos criminosos ou bloqueiem comboios e infraestruturas essenciais para ajuda humanitária.

A resolução, cujo texto foi submetido por México e Estados Unidos, é a primeira do tipo adotada pelo Conselho de Segurança em cinco anos.

Um grupo de especialistas deve ser designado no período inicial de 13 meses para acompanhar a situação do Haiti. Entre as tarefas do comitê está a identificação de pessoas físicas e jurídicas a serem submetidas às medidas sancionatórias. O grupo deve ainda informar sobre atividades criminosas e violência de grupos armados e redes criminosas, incluindo recrutamento de crianças, sequestros, tráfico de pessoas, homicídios e violência sexual e de gênero.

Resolução 2653 exige o fim imediato da violência, das atividades criminosas e abusos no Haiti.
Legenda: Resolução 2653 exige o fim imediato da violência, das atividades criminosas e abusos no Haiti.
Foto: © Eskinder Debebe/ONU

O Conselho de Segurança adotou por unanimidade uma resolução criando um regime de sanções ao Haiti. A decisão dos 15 Estados-membros envolve o congelamento de bens visando indivíduos, a proibição de viagens e medidas de embargo de armas.

O texto da resolução adotada nesta sexta-feira (21) foi submetido por México e Estados Unidos. Uma segunda proposta, se autorizada pelo Conselho, permitirá o despacho de uma missão de assistência que ajude a melhorar a situação de segurança e permita o movimento de auxílio humanitário.

A resolução 2653 exige o fim “imediato da violência, das atividades criminosas e abusos dos direitos humanos que prejudicam a paz, a estabilidade e a segurança do Haiti e da região, incluindo sequestros, violência sexual e de gênero”.

Entre os delitos mencionados estão o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes, homicídios, execuções extrajudiciais e o recrutamento de crianças por grupos armados e redes criminosas.

O apelo a todos os atores políticos é que tenham um envolvimento construtivo “em negociações significativas para superar o atual impasse político, a fim de permitir a realização de eleições legislativas e presidenciais inclusivas, livres e justas, assim que a situação de segurança local o permitir”.

Histórico – O novo regime de sanções ao Haiti é o primeiro a ser determinado pelo Conselho de Segurança nos últimos cinco anos. A última resolução desta natureza foi adotada em relação aos conflitos em Mali, em 2017.

Um grupo de especialistas deve ser designado no período inicial de 13 meses, para acompanhar a situação do Haiti. Entre as tarefas do comitê está a identificação de pessoas físicas e jurídicas a serem submetidas às medidas sancionatórias a valer, inicialmente, por um ano.  O grupo deve ainda informar sobre atividades criminosas e violência de grupos armados e redes criminosas, incluindo recrutamento de crianças, sequestros, tráfico de pessoas, homicídios e violência sexual e de gênero.

Outros atos a ser reportados ao Conselho de Segurança ligam-se ao apoio ao tráfico ilícito e desvio de armas e materiais conexos, ou fluxos financeiros ilícitos. Os autores de bloqueios a comboios de assistência humanitária e ataques ao pessoal ou instalações de missões e operações das Nações Unidas serão também acompanhados pelo comitê.

Gangues – O texto cita diretamente Jimmy Cherizier, também conhecido como “Barbecue”, como um dos abrangidos pelo regime de sanções. Ele lidera uma aliança de gangues haitianas conhecida como Família G9 e Aliados, em tradução livre.

O documento da ONU aponta que Cherizier “se envolveu em atos que ameaçam a paz, a segurança e a estabilidade do Haiti”. Ele é apontado como o mentor e pessoa que “dirigiu ou cometeu atos que constituem graves violações dos direitos humanos”.

A crise no Haiti agravou a violência de gangues e a agitação popular piorou a situação humanitária já considerada terrível. Gangues criminosas bloqueiam o acesso a infraestruturas essenciais, como o Terminal de Varreux.

A ONU destaca que este bloqueio ao principal terminal de combustíveis do país afeta várias ações de ajuda.

A violência tem paralisado serviços críticos, incluindo a distribuição de água, a coleta de lixo e o normal funcionamento de unidades de saúde.

Tags: FomeHaitiinformaçõesONU

Postagens Relacionadas

Foto: Acnur/Magnum Photos/Emin Ozme
Mundo

Guerra no Oriente Médio pode lançar 32 milhões de pessoas na pobreza até dezembro

18 de abril de 2026
Viagem Apostólica do Papa Leão XIV à Argélia. Foto do encontro com a Comunidade Argelina (@Vatican Media)
Mundo

Papa Leão XIV critica mundo “devastado por tiranos”

17 de abril de 2026
Pobreza e falta de Saneamento Básico no Brasil Foto: Divulgação
Mundo

Dívida e falta de financiamento aumentam desigualdade e atrasam desenvolvimento

16 de abril de 2026
Próximo

Jogo lotérico ilegal é desarticulado no Careiro Castanho, no AM

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Homem é preso após matar, a facadas, o atual da sua ex-companheira
  • Boi bumbá mini caprichoso intensifica os trabalhos em busca do tetracampeonato em 2026
  • Justiça mantém prisão de delegado suspeito de extorsão em Manaus
  • Vídeo: suspeito é preso por roubo majorado de celular, cartões e objetos pessoais de homem no bairro Japiim
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM