• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Delegação amazonense conquista medalhas e quebra recorde nacional na Paralimpíadas Escolares 2023

Primeiro dia de competição resultou em 18 medalhas de ouro, 5 de prata, 4 de bronze e dois recordes escolares quebrados

Redação por Redação
1 de setembro de 2023
em Amazônia
FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escola

FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escola

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No primeiro dia de competições nas Paralimpíadas Escolares 2023, que acontecem em Brasília, a delegação amazonense estreou com um saldo de 28 medalhas, sendo 18 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze. Os estudantes competiram no atletismo, na bocha e na natação. As conquistas também resultaram em quebra de recordes escolar nacional.

Em 2023, o Amazonas reuniu a sua maior delegação de paratletas da história, com 28 alunos, mais que dobrando os números da última participação nas Paralimpíadas Escolares, quando o número de competidores foi de 13 paratletas.

Os resultados podem ser vistos no aumento expressivo de medalhas. Em 2022, em toda a competição, o Amazonas reuniu 38 medalhas. E neste ano, são 28 conquistadas apenas no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares.

A expectativa, de acordo com o coordenador da delegação, o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Joaquim Filho, é de aumentar e bater o recorde, tendo em vista que muitos alunos da delegação ainda não estrearam na competição, enquanto outros ainda têm provas para disputar.

“Tenho certeza que conseguiremos bater os recordes que tanto almejamos. Isso é fruto de um trabalho conjunto, entre professores, técnicos e pais. Quero agradecer pelo apoio do governador Wilson Lima e da secretária Kuka Chaves nesta caminhada”, ressaltou.

Recordes Escolares

O dia também foi de quebra de recordes. Os alunos Manassés Cruz, 17, e Wesley Oliveira, 17, foram medalhistas de ouro no atletismo, nas provas de arremesso de dardo e 1500m, respectivamente.

Entretanto, o êxito vai para além das medalhas. Com os resultados, os alunos paratletas conquistaram também as melhores marcas da história das Paralimpíadas Escolares nas duas categorias específicas. Desde 2009, quando ocorreu a 1ª edição da competição, nenhum outro atleta atingiu a mesma marca dos dois alunos amazonenses.

Manassés, aluno da Escola Estadual (EE) Augusto Carneiro dos Santos, unidade especializada em estudantes com deficiência auditiva, surdos e surdos-cegos, é da categoria F-35 nas competições paralímpicas. Já Wesley, discente da EE Senador João Bosco Ramos de Lima, é da categoria T-12.

“Estou muito feliz com minha conquista. Conheci o atletismo com minha professora na escola, tomei gosto e hoje quebrei um recorde nacional”, contou Manassés.

Transformação

Antes do recorde escolar conquistado, o aluno Wesley Oliveira já vinha de um retrospecto memorável. O estudante é o atual campeão brasileiro sub-20 de atletismo, na prova de corrida nos 400m. O título, conquistado no Campeonato Brasileiro Paralímpico, disputado em abril deste ano, é mais uma prova de que o esporte transforma vidas.

“O esporte mudou minha vida tanto fisicamente, falando de saúde, quanto mentalmente, fortalecendo minha confiança, em minha vida pessoal. Ele me possibilitou conhecer pessoas iguais a mim. Agradeço por todos os aprendizados”, compartilhou.

Encerramento

A etapa regional Brasília das Paralimpíadas Escolares se encerra nesta sexta-feira (1º/09), com uma cerimônia no Centro Interescolar de Esportes (Cief).

Tags: AmazonasManausmedalhasParalimpíadasprofessoresRecordes Escolares

Postagens Relacionadas

Foto: João Risi/MS
Amazônia

Amazonas recebe tomógrafo e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

5 de junho de 2026
Foto: Divulgação/MS
Amazônia

Ministério da Saúde leva para Parintins carreta de exames de imagem para diagnóstico precoce de doenças

4 de junho de 2026
Foto: Divulgação
Amazônia

Trecho da avenida Eduardo Ribeiro será interditada para celebração de Corpus Christi

4 de junho de 2026
Próximo
Foto: Érico Xavier/Fapeam

Deputado cobra plano de contingenciamento da Defesa Civil e Amazonas Energia para vazante 2023

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Redução de chumbo em tintas segue para sanção
  • Projeto torna obrigatória oferta de álcool em gel em locais públicos
  • Vacinação com a Pneumo 20 pelo SUS começa em duas semanas, diz Padilha
  • Amazonas recebe tomógrafo e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM