• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
21 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Dia da Árvore: UEA cria dispositivo que identifica sons de desmatamento

Projeto batizado de ‘Curupira’ é capaz de identificar sons de motosserra e trator a uma longa distância

Redação por Redação
21 de setembro de 2023
em Meio Ambiente
Foto: Divulgação/Inpa

Foto: Divulgação/Inpa

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Um projeto batizado de ‘Curupira’, em alusão ao ser mitológico guardião da floresta, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB). Ainda em fase de testes, o dispositivo possui um sistema de monitoramento inteligente, que identifica sons de motosserra e trator na floresta e pode ajudar no combate ao desmatamento.

O alcance dos dispositivos Curupira é estendido por meio de uma rede de comunicação, permitindo que compartilhem informações entre si e enviem alertas para um roteador central, localizado a até 15 quilômetros de distância. Esse roteador encaminha os dados para análise em um programa de computador, possibilitando a visualização e ação apropriada em tempo real.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, a criação do dispositivo é mais um marco de avanço para a universidade, que trabalha em outros projetos voltados para a proteção ambiental.

FOTOS: Antônio Lima/Secom

“Esse projeto é muito importante para a nossa universidade, porque mostra a nossa capacidade de desenvolver pesquisas, fazendo com que os nossos professores e alunos trabalhem de forma integrada. Evidentemente, isso nos coloca em um patamar muito diferenciado”, ressaltou o reitor da UEA.

O coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB), professor Raimundo Claudio, destacou a iniciativa do projeto como promissora para o combate ao desmatamento no Amazonas. Segundo ele, outras tecnologias parecidas existem na Europa, mas não são adequadas para a realidade do território brasileiro.

“Existem soluções similares a essa do ‘Curupira’, mas nós criamos algo que é realmente aplicável para a nossa realidade. Temos alguns desafios, sendo o primeiro deles o de como você extrai a informação da floresta com um baixo custo. Este nós conseguimos vencer, mas o segundo desafio é tornar o dispositivo de baixa manutenção, para que não tenha necessidade de ir ao local instalado sempre”, destacou o coordenador do laboratório.

O responsável pelo desenvolvimento do dispositivo, Thiago Almeida, pontuou que a tecnologia é uma aliada importante na preservação da natureza. Para que as informações captadas na floresta chegassem em tempo real ao laboratório, uma tecnologia de comunicação sem fio e que funciona através de radiofrequência chamada ‘LoRa’ foi utilizada.

“É uma tecnologia mais utilizada no campo, interior, onde não há um bom sinal de internet. A partir do momento que o nosso dispositivo recebe essa mensagem e detecta o ataque às árvores, ela vai para uma espécie de nuvem de armazenamento e pode ser acessada de qualquer parte do mundo”, esclarece o coordenador do projeto ‘Curupira’.

Tags: ÁrvoreDia da ÁrvoreUEA

Postagens Relacionadas

Restauração de áreas degradadas amplia retenção de água no solo, reduz erosão e enchentes e fortalece segurança hídrica e a adaptação à mudança do clima - Foto: CBH São Francisco
Meio Ambiente

Governo aprova R$ 190 milhões para recuperação ambiental das bacias do São Francisco e Parnaíba

20 de abril de 2026
Gelo Caboclo,  fábrica de gelo movida a energia solar no Rio Negro - Foto Fabíola Sinimbu/Agência Brasil
Meio Ambiente

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha

17 de abril de 2026
Foto: ICMBIO
Meio Ambiente

Renaturalização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades

16 de abril de 2026
Próximo
Foto: Mauro Neto/Faar

Governo do Amazonas convoca atletas e paratletas para assinatura de patrocínio do Bolsa Esporte

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Amazonas tem mais de 517,8 mil famílias atendidas pelo Gás do Povo em abril
  • Homem morre após cair de telhado de empresa no Distrito Industrial de Manaus
  • Vídeo: mulher líder de organização criminosa é presa por tráfico de drogas, em Tapauá
  • Polícia prende terceiro suspeito de matar professor em Manaus; vítima foi atraída para emboscada
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM