• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
26 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Moçambique é exemplo na luta contra o terrorismo, diz ONU

Redação por Redação
27 de janeiro de 2024
em Mundo
ONU e parceiros prestam serviços integrados de assistência e proteção de emergência às populações afetadas pela insegurança em Cabo Delgado - Foto: Unicef/Ricardo Franco

ONU e parceiros prestam serviços integrados de assistência e proteção de emergência às populações afetadas pela insegurança em Cabo Delgado - Foto: Unicef/Ricardo Franco

171
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Secretário-geral destaca ações contraterrorismo executadas em níveis regional e bilateral no norte do país; discurso em reunião de comitê global sobre o tema propõe que o combate a esses atos esteja ancorado no desenvolvimento sustentável inclusivo e nos direitos humanos.

As Nações Unidas realizam a partir desta terça-feira a 10ª Reunião do Comitê do Pacto Global de Coordenação Contra o Terrorismo.

Na abertura do evento, em Nova Iorque, o secretário-geral, António Guterres, mencionou Moçambique como um dos exemplos nos esforços que envolvem a região no combate aos ataques no extremo norte.

Padrão perturbador dos grupos terroristas

O país envolve a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o Ruanda em operações contraterrorismo em Cabo Delgado. O líder da ONU enfatizou que a ação desses grupos continua ativa no país, ao destacar ainda a Somália e a Bacia do Lago Chade como casos de êxito combatendo o terrorismo.

Guterres disse haver clareza em relação ao “padrão perturbador” da ação dos grupos terroristas que alargam seu alcance em cada comunidade.

Guterres disse que os civis pagam o preço mais alto pela ação de terroristas
ONU/Eskinder Debebe
Guterres disse que os civis pagam o preço mais alto pela ação de terroristas

 

Na sua atuação, eles aumentam as redes continentais com novos combatentes, financiamento e armas.

Outras táticas aplicadas pelos grupos terroristas incluem o estreitamento de laços com grupos transnacionais do crime organizado e a propagação do medo, da miséria e de ideologias de ódio através do ciberespaço.

Desenvolvimento sustentável e inclusivo

Para o chefe da ONU, os civis pagam o preço mais alto em todos os casos e o efeito se reflete em toda a humanidade.

Guterres quer que os esforços antiterrorismo estejam ancorados no desenvolvimento sustentável e inclusivo, em primeiro lugar. Ele assinalou que a proposta da Nova Agenda para a Paz enfatiza a prevenção do terrorismo.

Refugiados nigerianos deixam o seu campo em Ngouboua, na costa do Lago Chade
Acnur/Olivier Laban-Mattei

Em segundo lugar, o chefe da ONU sugeriu que os direitos humanos orientem esse empenho global, incluindo a garantia da segurança e liberdade das mulheres e meninas.

O chefe da ONU disse ainda que “não há tempo a perder” para aproveitar o potencial do continente africano, que chamou de “lar da esperança” e pronto para enfrentar os desafios do Século 21, mesmo em meio à ameaça da expansão rápida do terrorismo.

Ao reafirmar o compromisso global com o contraterrorismo, e particularmente pela África e pelos africanos, Guterres pediu que a comunidade internacional continue unida e criando soluções para eliminar a sombra do terrorismo.

Tags: MoçambiqueONUterrorismoTerrorista

Postagens Relacionadas

2025 foi marcado por um cenário sem precedentes de cortes orçamentários na assistência humanitária. Foto: © SOS Méditerranée/Fabian Mondi
Mundo

Crise migratória: OIM relata 7,9 mil baixas e alerta para subnotificação

26 de abril de 2026
Estudo elaborado em coordenação com o Banco Mundial destaca que grande parte de Gaza foi reduzida a escombros. Foto: ONU News
Mundo

Reconstrução de Gaza exigirá US$ 71 bilhões na próxima década

25 de abril de 2026
Foto: Reprodução | Internet
Mundo

Sistemas de saúde da Europa utilizam, cada vez mais, inteligência artificial

24 de abril de 2026
Próximo
Esplanada dos Ministérios - Foto: © Marcello Casal | JrAgência Brasil

PPA 2024 - 2027: as prioridades do governo federal

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Evento “Indígenuos Fashion Day – Moda, Arte e Cultura” promove moda, arte e protagonismo indígena, no Parque das Tribos, em Manaus
  • ‘Feirinha da Manausprev’ terá emissão de credencial de estacionamento e acesso à tarifa social de água
  • Sesc Mesa Brasil abre cadastro para instituições sociais interessadas em doações de alimentos no Amazonas
  • Crise migratória: OIM relata 7,9 mil baixas e alerta para subnotificação
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM