• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
31 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Ataque direto a instalação da ONU em Gaza deixa pelo menos nove mortos

Redação por Redação
28 de janeiro de 2024
em Mundo
Muitas pessoas deslocadas vivem em tendas no bairro de Tal Al-Sultan, no sul da Faixa de Gaza - Foto: ONU News/Ziad Taleb

Muitas pessoas deslocadas vivem em tendas no bairro de Tal Al-Sultan, no sul da Faixa de Gaza - Foto: ONU News/Ziad Taleb

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Local abrigava cerca de 30 mil pessoas e número de óbitos pode mais alto; centro de treinamento atingido estava marcado com o símbolo da organização e as coordenadas haviam sido partilhadas com autoridades israelenses; coordenador humanitário interino afirma que muitas pessoas não conseguem fugir da área afetada. 

Nove pessoas morreram e 75 ficaram feridas nesta quarta-feira em um ataque direto a um centro de treinamento transformado em abrigo no sul de Gaza. O local é administrado pela Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa.

Segundo o diretor da agência na Faixa de Gaza, Tom White, equipes da Unrwa e da Organização Mundial da Saúde, OMS, tentaram chegar ao centro de treinamento atingido, localizado em Khan Younis.

Localização conhecida

Cerca de 30 mil pessoas estão abrigadas no local e o número de mortos pode ser maior, disse o comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarini, que lamentou “mais um dia horrível em Gaza”.

Ele afirmou que “o complexo é uma instalação da ONU claramente marcada e as suas coordenadas foram partilhadas com as autoridades israelenses”, assim como ocorre com todas as instalações da organização, acrescentando que mais uma vez houve “um flagrante desrespeito pelas regras básicas da guerra”.

Falando a jornalistas de Jerusalém, o coordenador humanitário interino da ONU para o Território Palestino Ocupado, Jamie McGoldrick, disse que o incidente ocorreu em meio aos combates intensos em torno de Khan Younis. Segundo ele, muitas pessoas estão tentando fugir da área e não conseguem.

O especialista explicou que existe um sistema de “redução de conflito” que designa algumas construções fixas e áreas de movimentação que deveriam ser preservadas. Ele destacou, no entanto, que uma série de incidentes no último mês “gera dúvidas sobre se esse sistema está funcionando de forma adequada”.

O coordenador humanitário interino para o Território Palestino Ocupado, Jamie McGoldrick, informa virtualmente aos repórteres sobre a situação humanitária em Gaza
ONU
O coordenador humanitário interino para o Território Palestino Ocupado, Jamie McGoldrick, informa virtualmente aos repórteres sobre a situação humanitária em Gaza

Requisitos operacionais mínimos

McGoldrick fez um relato sobre a sua visita a Gaza na terça-feira, destacando os esforços dos profissionais humanitários para fornecer às pessoas deslocadas serviços básicos, como alimentos, apoio médico, abrigo, água e saneamento.

As condições precárias e insalubres levaram a surtos de infecções respiratórias e de hepatite A, ambas erradicadas em Gaza. A meningite e outras doenças também estão surgindo.

Enquanto estava em Gaza, o representante da ONU visitou a cidade de Rafah, no sul, localizada na fronteira com o Egito, que funciona como único ponto de passagem para ajuda ao enclave.

McGoldrick disse que a ONU e os parceiros estão fazendo o melhor face aos enormes desafios, muitos dos quais estão fora do seu controle, e enfatizou a necessidade de “requisitos operacionais mínimos” para que possam trabalhar melhor.

Itens proibidos

Ele ressaltou a necessidade por “mais suprimentos que venham do setor privado” e pediu às autoridades israelenses o fornecimento de equipamentos de comunicação.

De acordo com o enviado da ONU, os trabalhadores humanitários estão sendo enviados para zonas muito hostis e não têm rádios ou formas de comunicação que os deixem seguros, além de não terem veículos blindados suficientes.

Além disso, muitos dos bens que os profissionais humanitários estão tentando levar para Gaza para apoiar ações de água e saneamento “parecem ser proibidos pelos israelenses”, disse ele.

Os itens em questão incluem geradores, tubulações, painéis solares e alguns equipamentos médicos, que são fundamentais para enfrentar a crise humanitária.

McGoldrick acrescentou que não existe um sistema real de evacuação médica ou de vítimas para transportar pessoas gravemente feridas para fora de Gaza.

Segundo ele, não é possível levar as pessoas para lugares mais distantes ou para países vizinhos, a fim de realizar cirurgias mais sofisticadas e isso é algo que está sob negociação com as autoridades israelenses.

Tags: CrimeGazaONU

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Medicina Tradicional Africana: OMS debate integração e sabedoria ancestral na saúde

31 de agosto de 2026
© Unicef
Mundo

Nepal em alerta: novo risco de enxurrada suspende resgates

28 de agosto de 2026
A subida do nível do mar está afetando nações insulares do Pacífico como Samoa. Foto: ONU/Kiara Worth
Mundo

Crescimento urbano expõe desigualdades sociais na Ásia e Pacífico

27 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Reprodução | Whatsapp

Mãe e filho são atropelados enquanto caminham em rua de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Briga entre vizinhos termina com mulher baleada em Manaus
  • PM apreende armas, drogas e dinheiro em ações no bairro São José
  • Homem é preso suspeito de tentar matar jovem com facada no peito em Itacoatiara
  • PF destrói estruturas logísticas de grupos criminosos transnacionais
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM