• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Destaque

Empresários e agências são alvos da PF suspeitos de criarem áudio fake do prefeito de Manaus

Redação por Redação
9 de fevereiro de 2024
em Destaque, Polícia
Foto: Polícia Federal

Foto: Polícia Federal

554
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Agentes da Polícia Federal estão realizando na manhã desta sexta-feira (9), a Operação Nirmata, buscando empresários e agências de publicidade suspeitos de criarem um áudio fake do prefeito de Manaus, David Almeida, usando inteligência artificial.

O áudio em questão manipulava falas de David sobre professores que cobravam o pagamento do Fundeb.

Foram apreendidas mídias computacionais, alem disso, os suspeitos convocados a depor na Superintendência da Polícia Federal.

O caso

Em dezembro do ano passado, David Almeida, foi na Polícia Federal (PF), realizar uma denúncia contra a distribuição de um áudio criminoso com informações caluniosas, que começou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp nesta quinta-feira, 21/12.

Segundo o chefe do Executivo municipal, isso é um fato novo que entra no ingrediente político com relação à inteligência artificial. Ele afirmou ainda que jamais faria um ataque a professores, profissionais que merecem admiração e respeito.

“Tentam colocar como se eu estivesse falando para os professores. Todo mundo sabe da minha ligação com os professores e agora tivemos um problema com relação ao repasse do abono, em função da queda das receitas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). E exatamente aproveitando essa questão, aparece essa fala para me colocar em rota de colisão com os professores a quem eu tenho total respeito. Inclusive, fui eu quem iniciou o pagamento do abono aos professores quando fui governador interino em 2017. Então, pelo respeito e admiração que eu tenho aos professores, nós estamos aqui para esclarecer, identificar e punir os autores desse crime”, afirmou o prefeito.

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal no Amazonas, foi constatado que o áudio se trata de uma montagem, com possíveis recursos de Inteligência Artificial, contendo fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

“Já de forma bem célere, avaliamos o arquivo que foi apresentado e a gente pôde constatar que são simulações. Iremos nos aprofundar nas análises até a origem desse áudio, mas podemos afirmar de forma bem categórica que se trata de uma montagem, inclusive utilizando-se de outros áudios que já circulam na internet para poder fazer essas simulações”, pontuou o perito Cleiton Lopes.

O perito informou ainda que, por meio das investigações, será possível chegar ao dispositivo de onde foi gerado o áudio. “Inclusive, é possível fazer esse rastreio. Tudo isso que acontece na internet deixa esse mapeamento, deixa esses endereços e a gente consegue fazer esse rastreamento até a origem”, completou.

O superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos, destacou ainda, que a investigação vai buscar identificar e punir todos os responsáveis pelo crime, e que com o ocorrido, o objetivo é descontinuar esse tipo de iniciativa, deixando claro que não existe anonimato na internet.

“Nosso objetivo é que com essa ação a gente promova uma medida para descontinuar esse tipo de iniciativa, deixando claro que não existe anonimato na internet e deixando claro que qualquer tipo de montagem, Fake News, utilização de inteligência artificial de maneira indevida com o objetivo eleitoral, será investigado e os seus autores serão identificados e punidos”, ressaltou.

Tags: AmazonasempresárioManausnotíciasPFPolíciaPolícia FederalPortal AM

Postagens Relacionadas

Polícia

Casal é assaltado por dupla armada em motocicleta no bairro Monte das Oliveiras, em Manaus

22 de outubro de 2026
Polícia

Homem fica gravemente ferido após ser atingido por golpes de facão durante discussão com esposa em Manaus

22 de outubro de 2026
Foto: PC-AM
Destaque

Cão farejador encontra 41 tabletes de pasta-base de cocaína escondidos no assoalho de embarcação no AM

22 de outubro de 2026
Próximo
Foto: SSP-AM

Mulher é presa com drogas avaliadas em R$ 750 mil em Coari-AM

Please login to join discussion

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Trabalhadora agredida com tapa no rosto ao cobrar verbas rescisórias receberá R$ 30 mil, decide TRT-11
  • Gastos com alimentação e supermercado são os que mais pesam no orçamento dos brasileiros, segundo Serasa
  • Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão avançado
  • Ashwagandha: Anvisa alerta que suplemento do TikTok não tem registro
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM