• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

A maior revolta indígena do Brasil, a Confederação dos Tamoios, vira obra épica

Segundo livro de ficção histórica do autor best-seller Víktor Waewell é ambientado no século XVI em São Paulo e no Rio de Janeiro

Redação por Redação
14 de fevereiro de 2024
em Cultura
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Romance arrebatador de Víktor Waewell, Guerra dos Mil Povos: um épico durante a nossa maior revolta indígena retrata de maneira fidedigna um momento crucial para a história brasileira, embora pouco conhecido pelo público. O épico é ambientado na chamada Confederação dos Tamoios, quando indígenas e portugueses se confrontaram por décadas em batalhas em plena Baía de Guanabara, no Estuário de Santos e nas matas ao redor da então Vila de São Paulo. O livro faz uma reconstituição dos acontecimentos, a partir de profunda pesquisa documental e da avaliação de historiadores, assim como o título anterior do autor, “Novo Mundo em Chamas”, que alcançou o topo dos mais vendidos na Amazon e foi semifinalista do Oceanos 2021, um dos maiores prêmios de literatura em língua portuguesa.

O lançamento narra a história de Afonso, um guerreiro português que vendeu a armadura e vem ao Brasil em busca de paz. No entanto, logo após ouvir a tão esperada frase “Terra à vista!”, próximo à entrada da Baía de Guanabara, escuta estouros de canhão. Estava em curso uma batalha naval entre naus portuguesas e centenas de canoas indígenas, numa época anterior à fundação da cidade do Rio de Janeiro. Ali, acontecia a chamada Confederação dos Tamoios, uma guerra de grandes proporções entre os povos indígenas e os fidalgos escravistas.

No Brasil do século XVI, o protagonista viverá uma história de amor, lutas e tragédias ao lado de Aiyra, uma nativa que busca vingança contra os portugueses. Em paralelo, tramas de outros personagens se entrelaçam, como a de Sebastião, um templário que tenta enriquecer com o comércio escravista, e a de Heloísa, uma prostituta que decidiu nunca mais se deitar por dinheiro.

As histórias costumam ser sobre feitos grandiosos dos que procuram ser dignos de lembrança.
Mas a motivação quase sempre é o temor do esquecimento ou da morte, que são a mesma coisa.
Assim, na verdade, a maioria trilha o caminho do medo. Já os mais corajosos fazem o que precisa
ser feito sem procurar crédito, por isso as suas histórias raramente são lembradas. Sem alarde,
determinam o rumo dos acontecimentos. Esta é a arte das mulheres’. Afonso foi pego de surpresa,
pois não percebera ser Aiyra tão 
sábia. (Guerra dos Mil Povos: um épico durante a nossa
maior revolta indígena
, pág. 178)

O estilo único da narrativa traz uma experiência vívida, como se o leitor estivesse nas cenas. Com características de escrita consolidadas desde “Novo Mundo em Chamas”, o escritor apresenta em Guerra dos Mil Povos um enredo recheado de amor e ódio, amizades e traições, além de pitadas de humor.

Ao final, o livro apresenta uma nota histórica sobre o processo de pesquisa do autor que atesta o rigor acadêmico dos fatos. Nas palavras da historiadora Náuplia Lopes: “Sem dúvida, um dos melhores romances históricos que já li. Muito bem pesquisado e fundamentado em vasta fundamentação histórica”. Também historiador, Gláucio Cerqueira endossa: “Tudo que um romance precisa ter, laureado por um fenomenal e incansável trabalho de pesquisa histórica”.

Tags: LivroLutaPovos Indígenas

Postagens Relacionadas

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Cultura

Mostra ‘Olhar Indígena’ chega à terceira edição com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany

16 de abril de 2026
FOTOS: Aurora Boreal Produções e Ybá Criativa
Cultura

Documentário sobre a ASSOTRAM dá visibilidade à população trans e ações de prevenção ao HIV no Amazonas

15 de abril de 2026
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Cultura

Shopping Ponta Negra recebe sessão do CineMaterna com “Super Mario Galaxy: O Filme” na próxima terça-feira (14)

14 de abril de 2026
Próximo
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Primeiro turno do Barezão: confira datas, horários e locais das semifinais

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mulher é encontrada morta dentro de casa na zona Norte de Manaus
  • Suspeito de envolvimento em latrocínio é preso no bairro Jorge Teixeira
  • Operação apreende 300 kg de drogas em combate ao narcotráfico na Amazônia
  • Microempresário é preso por vender celulares roubados por quadrilha em shows no AM
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM