O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), iniciou, nesta segunda-feira (12/01), uma nova fase da Operação Águia para reforçar o policiamento ostensivo em Manaus. A ação emprega efetivo de 500 alunos soldados, distribuídos em todas as zonas da capital, como parte do estágio supervisionado.
Além dos alunos soldados, policiais militares e alunos oficiais atuam como supervisores das equipes distribuídas nos cinco Batalhões de Área da cidade. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, explicou como a integração dos alunos contribui para a segurança nas ruas, assim como para a formação dos mesmos.
“Essa operação é importante porque além de nós trabalharmos as necessidades da área de serviço, estamos trabalhando a formação dos novos policiais. Eles estão fazendo essa transição para que eles aprendam o policiamento nas viaturas, utilizando-se da tecnologia que foi entregue pelo Governo do Estado. Nosso objetivo é preencher todas as necessidades do serviço com os alunos e melhorar cada vez mais a formação deles”, destacou o comandante-geral da PMAM.
Mais segurança
O efetivo desta nova fase da Operação Águia atua no policiamento a pé e motorizado, de quatro rodas, com o uso de 35 viaturas. A operação vai se estender até o dia 2 de março, com foco no aumento da presença policial para redução dos índices criminais. Na zona sul de Manaus, o comerciante Sérgio Salinac, de 63 anos, destacou o quanto a iniciativa traz mais segurança e tranquilidade para a população.
“Quanto mais segurança melhor para nós. Vamos nos sentir mais seguros e mais tranquilos, sabendo que temos uma segurança para nos proteger. Eu acho muito importante, porque quanto mais viaturas e mais gente na polícia, será melhor para combater as marginalidades”, declarou o comerciante.
Em dezembro de 2025, o Governo do Amazonas reforçou as ações de policiamento ostensivo na capital e nos principais municípios do estado. Ao todo, foram designados cerca de 2 mil policiais militares para a Operação Réveillon, sendo 1.404 policiais militares, nos dias 30 e 31 de dezembro, na capital amazonense, e o restante entre Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Novo Aripuanã, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro e Coari.
Formação
Os alunos soldados da PMAM iniciaram o curso de formação em junho de 2025. Desde então, realizaram matérias técnicas e instruções teóricas e práticas, como de armamento, ordem unida e abordagem policial. Em novembro do ano passado, os alunos deram início ao estágio operacional supervisionado, na Operação Natal Mais Seguro.
Antes da formatura, prevista para março de 2026, os alunos soldados terão mais uma etapa do estágio operacional, desta vez, na Operação Águia, adicionando mais experiência de atuação nas ruas. O aluno soldado Luis Souza destacou a importância desta etapa da formação e sobre o processo e a missão como policial militar.
“Tivemos as melhores instruções com os melhores instrutores, sempre com muito cuidado, com muita atenção para que no momento certo, viéssemos para as ruas para ter o primeiro contato com a população. Isso é importantíssimo para o nosso início da nossa carreira policial, ter esse primeiro contato com a população. O sentimento é de orgulho. Foi um processo bastante exaustivo e a expectativa é estar preparado da melhor maneira possível para servir a sociedade amazonense”, afirmou o aluno soldado.









