A emoção do futebol amazonense está cada vez mais perto de retornar. No dia 10 de janeiro, a bola vai rolar para o início do Campeonato Amazonense Masculino 2026. O Barezão vai para a sua 110ª edição, com clubes tradicionais e jovens na disputa do troféu Encontro das Vidas. Amazonas, Manaus, Nacional Manauara, RPE Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo e Itacoatiara são os postulantes ao título.
Ao longo da sua história, o Campeonato Amazonense foi conquistado por 20 clubes diferentes. O detentor do maior número de troféus é o Nacional com 43. O Leão da Vila Municipal quer encerrar o jejum que dura desde 2015. O atual campeão é o Amazonas, clube que iniciou sua trajetória no futebol em 2019 e já possui dois títulos. Em 2025, Leão e Onça protagonizaram a final do Barezão, onde tradição e juventude foram colocadas uma contra a outra e o Aurinegro venceu por 2 a 1.
O São Raimundo, depois do Nacional, é o clube do Barezão 2026 com o maior número de conquistas. São sete no total e o Tufão da Colina espera retomar o protagonismo no futebol amazonense. A última vez que a torcida Alviceleste comemorou o estadual foi em 2006. Outro que se credencia para ser campeão é o Manaus. O Gavião do Norte, que é hexacampeão, quer de volta o título após vencer pela última vez em 2024. Dos times da capital que estarão na 110ª edição, o Manauara é quem ainda não conquistou o Barezão e vem com força para buscar o troféu.
Representando o futebol do interior, Princesa do Solimões, RPE Parintins e Itacoatiara disputarão a edição de 2026. Destes, o único que possui título é o Tubarão de Manacapuru, campeão em 2013. Tourão e Tigre lutarão pelo inédito troféu para as suas galerias.
Rodada inaugural
Confira os jogos da primeira rodada do Barezão 2026:
Amazonas x São Raimundo, 10/01, 18h30, Arena da Amazônia.
Nacional x Itacoatiara, 11/01, 15h30, Arena da Amazônia.
Manauara x Princesa do Solimões, 11/01, 20h, Arena da Amazônia.
Manaus x RPE Parintins, 12/01, 20h, Carlos Zamith.
Números por títulos
43 – Nacional Futebol Clube
16 – Atlético Rio Negro Clube
7 – Fast Clube e São Raimundo Esporte Clube
6 – América Futebol Clube e Manaus Futebol Clube
3 – Olímpico Clube e Penarol Atlético Clube
2 – Amazonas Futebol Clube, Auto Esporte Clube, Cruzeiro do Sul Futebol Clube, Manaus Athletic Clube, Sul América Esporte Clube e União Esportiva Portuguesa
1 – Grêmio Atlético Coariense, Holanda Esporte Clube, Manaus Sporting Clube, Princesa do Solimões Esporte Clube, Associação Atlética Rodoviária e Santos Futebol Clube.









