• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
11 de janeiro de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Casarão de São Vicente será futuro hub integrado ao Casarão Cassina em projeto da Prefeitura de Manaus

Redação por Redação
26 de julho de 2022
em Amazônia
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

205
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Manaus (AM) – O conhecido Casarão de São Vicente, construído em um ponto de referência arquitetônica e da própria história da capital, faz parte dos projetos da Prefeitura de Manaus dentro do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, e sua reforma e restauração estão previstos para licitação ainda este ano. Em visita técnica na segunda-feira, 26/7, ao endereço na rua Bernardo Ramos, esquina com o beco Casemiro, Centro, arquitetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) vistoriaram a edificação para readequar o projeto em desenvolvimento, para que o casarão possa abrigar um hub de inovação e espaço de coworking.

A ideia é que o edifício se integre ao movimento do Casarão da Inovação Cassina, na mesma rua, atendendo a demanda da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). “Será um equipamento urbano que funcionará simultaneamente e paralelamente com o Cassina. E um dos pontos altos é que amplia o conceito de diversidade de usos para as edificações no Centro. Ali já temos equipamentos culturais instalados, como a Galeria Óscar Ramos, o Museu da Cidade e o futuro memorial Thiago de Mello, que se somarão ao largo e mirante da Ilha de São Vicente”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O Casarão de São Vicente será um hub e coworking com térreo, área para recepção e eventos, incluindo o piso superior, que ganhará um terraço com café e área de contemplação. “O terraço estará de frente para o largo, mirante e o rio Negro”, completou Cordeiro.

Casarão

O Casarão de São Vicente fica na mesma rua onde foram restauradas as casas mais antigas da capital, de números 69 e 77, na rua Bernardo Ramos. As duas casas foram transformadas em espaço de promoção da cultura. As residências foram totalmente restauradas pela Prefeitura de Manaus e servem para abrigar o acervo de um dos principais artistas amazonenses, Óscar Ramos.

A recuperação e ocupação das casas históricas integram as ações do projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus. Feitas com parte da estrutura em taipa (barro e madeira), as casas geminadas de número 69 e 77, carregam, em sua arquitetura, uma parte da história de Manaus, datada ainda do período colonial, anterior ao que mais comumente se encontra no centro histórico da cidade, construído no tempo áureo da borracha. Elas são consideradas as residências mais antigas da capital amazonense.

Tags: Casarão São VicenteCassinacidadeHubIntegradoManaus

Postagens Relacionadas

Fapeam FOTO: Divulgação/Fapeam
Amazônia

Propostas inovadoras podem ser submetidas ao Programa Centelha 3 Amazonas até 15 de janeiro

11 de janeiro de 2026
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Amazônia

Secretaria de Educação convoca professores do PSS para atuação no interior do Amazonas

11 de janeiro de 2026
Fotos: João Pedro Sales/Procon-AM
Amazônia

Procon-AM divulga lista de materiais escolares proibidos e alerta contra cobranças abusivas

11 de janeiro de 2026
Próximo
Foto: Reprodução

MDB-AM convoca membros do partido para convenção estadual

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
  • Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas
  • Propostas inovadoras podem ser submetidas ao Programa Centelha 3 Amazonas até 15 de janeiro
  • Secretaria de Educação convoca professores do PSS para atuação no interior do Amazonas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM