• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
26 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Cinco anos das alterações ao Marco Legal do Saneamento: avanços, ajustes e metas para 2033

Lei de 2020 atualizou o marco regulatório do setor, trouxe metas de universalização e ampliou a segurança jurídica, mas ainda há desafios até o acesso pleno a água e esgoto no país

Agência Gov Brasil por Agência Gov Brasil
17 de julho de 2025
em Brasil
No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O dia 15 de julho de 2020 entrou para a história como a data em que foi sancionada a Lei Federal nº 14.026, que promoveu atualizações ao Marco Legal do Saneamento e estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Cinco anos depois, o Brasil segue colhendo os frutos da medida, que incrementa conceitos e eixos estruturantes da primeira base legal do setor, estabelecida pela lei 11.445 de 2007, além de ter traçado as metas de universalização do saneamento básico.

Na prática, a lei de 2020 não revogou a de 2007, mas a atualizou. A nova versão da legislação estabeleceu objetivos diretos e de maneira clara, com diretrizes para a regulação do setor, abertura do mercado e segurança jurídica.

“Podemos destacar o estabelecimento de metas, a proibição de celebração de novos contratos de programa, a estruturação da prestação regionalizada e a regulamentação com definição de normas de referência e diretrizes para a atuação das agências reguladoras locais. Embora com essas alterações bem significativas, que permitam um avanço no setor, há ainda muitos desafios a serem ultrapassados até o alcance das metas de universalização do saneamento básico no Brasil, que levarão saúde e dignidade à população”, disse a consultora jurídica do Ministério das Cidades, Fernanda Morais.

Os eixos estruturantes que vieram com a nova lei foram especialmente a regionalização da gestão dos serviços, o incentivo à entrada do setor privado, a uniformização regulatória e as metas de universalização. Antes definida no Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), a meta passou a ser incorporada no texto da lei, traçando como objetivo atender 99% da população com água potável e 90% da população com coleta e tratamentos de esgotos até 31 de dezembro de 2033.

Outro passo importante no Marco Legal foi a revisão do decreto nº 7.217/2010, que regulamenta a Lei do Saneamento Básico. Foi feita, inclusive, uma consulta pública para colher opiniões da população a respeito da atualização das diretrizes e seguir avançando na universalização dos serviços.

“A revisão do decreto é um passo essencial para transformar o Marco Legal do Saneamento em efetividade concreta. O novo texto aprimora a governança, fortalece a segurança jurídica dos entes federativos e estabelece critérios claros para a aderência entre planejamento, regulação e prestação dos serviços. Isso tudo é feito para garantir que os recursos federais cheguem aos projetos e continue o compromisso com a universalização, assim como foi reforçado nesses últimos cinco anos”, acrescentou.

A lei de 2007 foi um marco inicial do tema e criou princípios básicos, como a definição de saneamento como um direito de todos e a exigência de regulação de serviços. Em 2020, o complemento preencheu lacunas e corrigiu brechas da legislação. Para 2033, o foco é claro: alcançar as metas e proporcionar a todos os brasileiros um serviço de saneamento de qualidade.

 

Tags: BrasilMarco Legal do SaneamentoSaneamento

Postagens Relacionadas

Principal serviço do Governo do Brasil para o recebimento de denúncias de violência de gênero e acolhimento de vítimas, o Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom/PR
Brasil

Mais de 16 milhões de mulheres foram atendidas pelo Ligue 180 em 20 anos

26 de dezembro de 2025
Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil
Brasil

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

26 de dezembro de 2025
Imagem Ilustrativa Foto: Reprodução/ Canva
Brasil

Corpo humano não funciona como deveria em temperatura acima de 35°C

26 de dezembro de 2025
Próximo
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, durante entrevista coletiva após reunião com o relator-geral do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro, e equipe de transição. Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pix é modelo, e problema real está em tarifas dos EUA, diz Alckmin

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • CNH do Brasil: Detran-AM retoma processo de habilitação após atualização de sistema
  • Instituto da Mulher Dona Lindu realiza o parto do primeiro bebê nascido no Natal de 2025
  • Álcool ligado a uma em cada 3 mortes por lesões e violência na Europa
  • Governo do Brasil anuncia cronograma de repasses do 2º Ciclo da Lei Aldir Blanc
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM