O Cine Carmen Miranda segue sua programação de férias com clássicos de Hollywood e curtas metragens do cineasta amazonense Rafael Ramos. Na quinta-feira (8), às 16h30, tem ‘Lassie – A força do coração’ (1943), com Roddy McDowall e Elizabeth Taylor e, em seguida, às 18h, tem o selo ‘As décadas do Oscar’, com o vencedor de melhor filme de 1948 ‘A luz é para todos’ (1948), com Gregory Peck.
Já no sábado (10), o filme ‘Olhos brilhantes’ (1934) com a estrela mirim Shirley Temple será exibido às 16h30. A partir das 18h, o cineasta amazonense Rafael Ramos ganha o especial ‘A tela é do Amazonas’, por sua contribuição à cultura cinematográfica com os curtas metragens ‘Formas de voltar para casa’, ‘A menina do guarda-chuva, ‘Revoada’ e ‘Manaus hot city’. Após as sessões, o público poderá participar de um debate com o próprio realizador.
O Cine Carmen Miranda tem o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus e Manauscult, além da parceria com o Instituto Cultural Hiléia Amazônica, onde funciona o cinema de rua, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Centro, Praça do Congresso, próximo à Biblioteca Municipal (portão laranja). A iniciativa conta, ainda, com adesão da À La Carte Belas Artes e da Aliança Francesa Manaus.
Programação da semana
08/01/25 (quinta)
16h30 – Lassie – A força do coração (1943)
18h – (As décadas do Oscar, vencedor de 1948) A luz é para todos
10/01/25 (sábado)
16h30 – Olhos brilhantes (1934)
18h (A tela é do Amazonas – Rafael Ramos)
📍 QUINTA – 08/01
🕓 16h30 — Lassie: A Força do Coração (1943)
Sinopse:
A clássica história da cadela Lassie, cuja lealdade e coragem atravessam desafios para reencontrar sua família.
Ficha técnica:
Direção: Fred M. Wilcox
País: EUA
Gênero: Drama / Família
Duração: 88 min
🕕 18h — A Luz é Para Todos (1948)
(As Décadas do Oscar – Vencedor de 1948)
Sinopse:
Um jornalista se faz passar por judeu para investigar o preconceito oculto na sociedade americana, revelando como a intolerância se manifesta no cotidiano de forma silenciosa e cruel.
Ficha técnica:
Direção: Elia Kazan
País: EUA
Gênero: Drama
Duração: 129 min
📍 SÁBADO – 10/01
🕓 16h30 — Olhos Brilhantes (1934)
Sinopse:
Uma jovem órfã conquista a amizade de um piloto e encontra apoio em meio às dificuldades da vida, revelando a força da esperança, da amizade e da imaginação infantil diante das adversidades.
Ficha técnica:
Direção: David Butler
País: EUA
Gênero: Musical / Drama
Duração: 80 min
🕕 18h — A Tela é do Amazonas
🎬 Sessão especial – Rafael Ramos
Sinopse:
Exibição dedicada à produção audiovisual amazonense contemporânea.
INFORMAÇÕES DOS FILMES
FORMAS DE VOLTAR PARA CASA (DOC. 16 MIN)
O documentário reúne as gravações da infância do diretor Rafael Ramos e as filmagem da peça de teatro “A Casa de Inverno”. Num exercício de montagem o diretor nos leva a refletir sobre memória e encenação.
A MENINA DO GUARDA-CHUVA (FIC. 18 MIN)
Depois da morte do seu pai, Raul encontra dificuldades em se relacionar com outras pessoas. As coisas mudam quando ele conhece uma garota misteriosa na loja de fotografia.
REVOADA (DOC. 23 MIN)
“Revoada” aborda a missão de uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que viaja à pequena cidade de Islândia, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Ali, os especialistas tentam identificar possíveis variantes da Covid-19 em meio a um surto da doença. Eles enfrentam desafios como a falta de recursos para a pesquisa, as dificuldades impostas pela geografia e o negacionismo impulsionado pelo contexto sócio-político atual.
MANAUS HOT CITY (FIC. 13 MIN)
Afetividade, amizade e delicadeza. Esses são os principais ingredientes do curta-metragem “Manaus Hot City”, estrelado por Maria do Rio (Maria), Franklin Kitzinger (Abreu) e Vanessa Moraes (Neide). O filme aborda a amizade entre esses personagens tendo a cidade como pano de fundo dessas relações.
Ficha técnica:
Produção: Rafael Ramos
País: Brasil (AM)
Gênero: Cinema regional
Duração: Sessão especial









