O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 966 infrações de trânsito durante ações de fiscalização, realizadas entre a noite de sexta-feira (09/01) e domingo (11/01), em todas as zonas da capital.
No sábado (10/01), especificamente, o foco da operação, que contou com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi o combate aos chamados “rolezinhos” e também às “adegas”, que servem de ponto de encontro dos condutores que têm esse tipo de prática. As ações ocorreram em pontos distintos das zonas leste e norte.
Para o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a ação busca promover maior segurança viária, a prevenção de sinistros e o bem-estar social. “O Detran Amazonas esteve nas zonas leste e norte da cidade, onde foi realizada a operação nas ‘adegas’ e nos ‘rolezinhos’. É importante que a população saiba que essas operações têm o viés para reduzir o número de acidentes o máximo possível”, afirma.
Infrações
Ao todo, a operação registrou 966 infrações que comprometiam a segurança viária, nos três dias de ação. Foram 491 veículos autuados, 90 motocicletas removidas, 12 veículos automotores removidos, três motocicletas com placas adulteradas, além de um veículo recuperado e encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) para os procedimentos legais e posterior devolução ao legítimo proprietário.
De acordo com a equipe de Fiscalização do Detran-AM, entre as principais infrações constatadas estão condução de motocicleta sem capacete de segurança (263), condução de veículo sem equipamento obrigatório (89), dirigir sem habilitação (52), conduzir utilizando calçados inadequados (46), descarga livre (39), infrações relacionadas à alcoolemia (44), e trânsito pela contramão (20).
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, afirma que o trabalho em conjunto dos órgãos contribui para a segurança pública.
“Mais uma operação que a Polícia Militar está apoiando o Detran para que a gente consiga evitar acidentes de trânsito, e levar mais segurança para a população. A Polícia Militar está com o apoio da Rocam, que vai buscar também veículos roubados, veículos envolvidos em algum tipo de ilícito. E o nosso objetivo é esse: levar mais tranquilidade para as pessoas de bem e trazer mais paz para o trânsito”, destaca o comandante-geral da PMAM.
A secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, reforçou que a SES busca conscientizar os condutores sobre suas condutas, especialmente no uso dos equipamentos de proteção.
“O que nós queremos, na Secretaria de Saúde, é cuidar de você, mas de uma forma diferente: trabalhando promoção, prevenção e providenciando o que é necessário. Não para que você esteja lá, machucado, mas para que a gente possa cuidar de correções cirúrgicas, por exemplo”, afirma a secretária executiva da SES-AM.
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, também destaca a atuação do órgão. “O objetivo é sempre de salvar vidas. Pedimos, mais uma vez, para aquele que estiver dirigindo se beber não dirija, que quem dirige moto utilize os capacetes, não andem em cima das calçadas. Vamos preservar as vidas e evitar os acidentes de trânsito”, finaliza.









