A rede municipal de ensino de Manaus volta a crescer e alcança metas previstas para 2021, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 (Ideb 2019). As escolas da Prefeitura de Manaus alcançaram a nota de 5,9 nos Anos Iniciais (AI) e 4,7 nos Finais (AF). Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira, 15/9, pelo Ministério da Educação (MEC). Com os resultados, a cidade se mantém entre as dez capitais brasileiras com o melhor desempenho na educação.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto parabenizou a equipe de educação, que é incansável nesse trabalho e destacou que esse resultado reafirma Manaus como capital brasileira que se mantém na elite na educação pública, quando se trata do ensino público básico.
O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Em 2017, resultado anterior, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) obteve a nota de 5,8 nos AI, passando para 5,9 em 2019; e 4,6 nos AF, chegando a 4,7.
Conforme dados divulgados pelo MEC, a educação pública municipal de Manaus vem crescendo a cada edição do Ideb. Em 2013, a educação do município ocupava a 20º posição no índice, com nota de 4,1, para os Anos Iniciais e 3,1, nos Anos Finais.
De acordo com secretária da Semed, Kátia Schweickardt, nos últimos anos, a rede municipal de ensino de Manaus apresentou resultados significativos relacionados à qualidade da educação. Com o apoio do prefeito Arthur e o empenho do exército de educadores que fazem parte da Semed.









