• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
18 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

‘Orquestra na Floresta’ encanta público na aldeia Cipiá e marca novo capítulo no diálogo cultural da Amazônia

Redação por Redação
24 de setembro de 2025
em Cultura
Fotos – João Viana/Semcom

Fotos – João Viana/Semcom

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou, nesta terça-feira, 23/9, a primeira edição do projeto “Orquestra na Floresta”, na comunidade indígena aldeia Cipiá, localizada a 34 quilômetros da capital, às margens do rio Negro.

O concerto promoveu um encontro histórico entre a recém-criada Orquestra de Câmara de Manaus, entregue pelo prefeito David Almeida em agosto deste ano, e o grupo de música indígena Cipiá, em uma experiência única de intercâmbio artístico e cultural.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou que o projeto de relevância nacional é um contínuo diálogo entre a música clássica e a milenar música indígena.

“Este projeto é muito mais do que um concerto. Ele é a demonstração de que Manaus é uma cidade que respeita e valoriza sua diversidade cultural. Levar a orquestra até a floresta, para dialogar com os saberes indígenas, significa abrir novos caminhos de convivência, aprendizado e reconhecimento das nossas raízes. O Concultura tem esse compromisso de democratizar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural da nossa gente”, destacou o presidente do Concultura.

Sob a regência do maestro Hermes Coelho, os músicos apresentaram um repertório que transitou entre os clássicos de Bach e Vivaldi, criações de compositores brasileiros e a força ancestral dos cantos e instrumentos indígenas, conduzidos pelos próprios moradores da aldeia.

“Foi uma coisa esplêndida, não sei nem como mensurar. As pessoas precisam ter acesso a isso, levar a música, essa experiência, para que todos conheçam, especialmente ao vivo. Que possam pegar no instrumento, ver como tudo funciona. Quando você leva isso até elas, desperta algo nas pessoas. A orquestra vive para isso. Meu desejo é que a gente continue indo às comunidades que não têm acesso. Isso é o mais importante”, afirmou o maestro.

O público presente, formado por integrantes da comunidade e convidados, testemunhou um espetáculo onde a tradição indígena e a música erudita se fundiram em harmonia, gerando um momento de rara beleza e significado.

O evento também teve grande importância simbólica para os moradores da aldeia Cipiá. O cacique Domingos ressaltou que receber a Orquestra de Câmara em seu território representa um gesto de valorização da cultura indígena e de respeito às tradições locais, além de inspirar as novas gerações a preservarem a herança cultural.

“A partir de hoje, começa o nosso encontro, maior encontro que a gente estava esperando desde o início. É um grande privilégio prestigiar esta orquestra na floresta. É muito emocionante. Mais uma vez, parabéns a todos nós”, destacou o cacique.

Para Cayo Ferro, jovem que assistiu à apresentação, valorizar as vivências indígenas foi primordial. “O maior sentimento aqui é de emoção porque, enquanto pessoa nortista, sempre achei que não éramos muito protagonistas e isso inclui a arte e a música, graças aos eventos sociais promovidos pela Prefeitura de Manaus, pelo Concultura, comecei a mudar esta visão. Está aqui foi emocionante justamente por poder compartilhar, trazer a vivências indígenas, a arte indígena, e mostrar como somos tão potentes quanto qualquer outro estilo musical e que nós merecemos os holofotes também”, destacou o jovem.

A primeira edição do “Orquestra na Floresta” reforça as diretrizes do Concultura de descentralização da política cultural, valorização da diversidade e democratização do acesso à arte, consolidando Manaus como uma cidade que promove encontros, respeita suas raízes e celebra sua pluralidade.

O projeto
A “Orquestra na Floresta” é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, que promove o intercâmbio artístico entre músicos da cidade e comunidades tradicionais da Amazônia.

Mais do que um concerto, o projeto nasce com a missão de aproximar públicos distintos, valorizar o patrimônio imaterial indígena e ampliar o acesso à música clássica em territórios onde esse gênero raramente chega. Essa fusão contribui para preservar tradições, estimular a criatividade e reafirmar a identidade cultural da Amazônia.

A ação também está alinhada às diretrizes do Concultura de democratização do acesso à arte, descentralização da política cultural e valorização da diversidade, consolidando Manaus como uma cidade de encontros e de respeito às suas múltiplas raízes.

Tags: FlorestaMúsicaOrquestra

Postagens Relacionadas

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Cultura

Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

18 de dezembro de 2025
Wagner Moura e Kleber Mendonça nas filmagens do filme O Agente Secreto. Foto: Victor Jucá/Divulgação
Cultura

O Agente Secreto e mais filmes brasileiros avançam rumo ao Oscar

18 de dezembro de 2025
FOTO: Divulgação/Fepiam
Cultura

‘O Mundo Encantado do Natal’ conta com exposição de artesanato indígena

17 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Mateus Moreira/FAF

Amazonas encara Operário (PR) fora de casa pela 28ª rodada

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Crianças são achadas abandonada e desnutridas em rua de Manaus
  • RecuperaFone: Mais de 800 celulares recuperados aguardam pelos donos em Manaus
  • Polícia prende suspeito de aplicar golpes de consórcio imobiliário avaliado em até R$ 100 mil
  • Em Maraã, mulher é presa por estupro de vulnerável e omissão no crime de tortura contra a própria filha
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM