• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Ucrânia fecha mês com maior número de vítimas civis em um ano

Redação por Redação
8 de junho de 2024
em Mundo
Efeito de longo prazo da guerra entre a Ucrânia e a Rússia “será sentido por várias gerações” Foto: ONU News/Roman Shakhmatenko

Efeito de longo prazo da guerra entre a Ucrânia e a Rússia “será sentido por várias gerações” Foto: ONU News/Roman Shakhmatenko

184
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Pelo menos 174 civis perderam a vida e outros 690 ficaram feridos em maio; confrontos em Kharkiv provocaram acima de metade do total de vítimas; ONU confirma mais de 11 mil civis mortos 21 mil feridos desde que começou o conflito.

Em maio, a Ucrânia registrou o maior número de vítimas civis em um único mês desde junho de 2023.

Dados do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos confirmam a morte de pelo menos 174 civis e outros 690 feridos registrados durante o período. Metade dessas vítimas foram de combates ocorridos em Kharkiv.

Continuação da violência e destruição 

Falando nesta sexta-feira no Conselho de Segurança, a vice-chefe humanitária, Joyce Msuya, disse que no mês de maio Kharkiv sofreu “o impacto mais pesado” do conflito.

ONU verificou a morte de pelo menos 11 mil civis e mais de 21 mil feridos na Ucrânia
© OIM
ONU verificou a morte de pelo menos 11 mil civis e mais de 21 mil feridos na Ucrânia

Ela alertou que a possível continuação da violência e da destruição aumentarão tanto o sofrimento como a restauração de vidas e das comunidades destruídas.

De acordo com a representante, o efeito de longo prazo da guerra entre a Ucrânia e a Rússia “será sentido por várias gerações”.

Os alvos de ataques na segunda maior cidade ucraniana incluem centros de comércio, casas, estabelecimentos educacionais, lojas, prédios de escritórios, parques e transporte público.

Confrontos provocaram pelo menos 18,1 mil deslocados

Estimativas da Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicam que os novos confrontos provocaram pelo menos 18,1 mil deslocados na região de Kharkiv.

Cerca de 50 organizações humanitárias atuam com as Nações Unidas na entrega de comida, água, roupas, roupas de cama, utensílios domésticos, dinheiro, além de assistência nos campos psicossocial e jurídico. Os beneficiários são mais de 12 mil pessoas em um centro de trânsito na cidade.

No mês de maio, Kharkiv sofreu “o impacto mais pesado” do conflito"
ONU Ucrânia
No mês de maio, Kharkiv sofreu “o impacto mais pesado” do conflito”

As condições são consideradas terríveis para os civis que permanecem nas áreas de fronteira e na linha de frente em Kharkiv. Segundo as Nações Unidas, muitos deles não têm acesso a alimentos, assistência médica, eletricidade e gás.

Os idosos são afetados de uma forma desproporcional pela situação, porque “muitas vezes não conseguem ou recusam deixar suas casas”. No norte de Kharkiv, a metade do total de mortos ou feridos após combates intensos tinha mais de 60 anos.

Danos físicos, psicológicos e emocionais

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a ONU verificou a morte de pelo menos 11 mil civis e mais de 21 mil feridos. Os dados reais podem ser ainda maiores.

Entre as maiores preocupações estão danos físicos, psicológicos e emocionais em crianças ucranianas. Cumulativamente, mais de 600 menores de idade já foram mortos e 1.425 ficaram feridos desde a escalada do conflito armado.

A estimativa é que acima de 1 milhão de crianças estejam entre os quase 4 milhões de deslocados internos e estas sejam “uma parte significativa dos 6,5 milhões de refugiados ucranianos registrados globalmente”.

Tags: GuerramorteUcrâniavítimas

Postagens Relacionadas

Um médico em Agra, na Índia, examina as imagens de tomografia cerebral de um paciente. Foto: OMS/Rajiv Kumar
Mundo

Líderes globais adotam declaração histórica sobre doenças crônicas e saúde mental

19 de dezembro de 2025
Foto: © Tony Winston/Agência Brasília
Mundo

Nova variante da gripe está se disseminando rapidamente e já afeta 30 países

18 de dezembro de 2025
Foto: © Unrwa
Mundo

ONU alerta para escalada de violência e de assentamentos na Cisjordânia

17 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Marcello Casal Jr

PEC que transforma BC em empresa pública já pode ser votada na CCJ

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Polícia Federal devolve fuzis à Polícia Nacional do Peru após maior apreensão de drogas da história do Amazonas
  • Homem tenta esfaquear equipe policial ao ser preso com drogas
  • Em Iranduba, homem é preso com oito tabletes de drogas e armas
  • Após denúncia, homem é preso por tráfico de drogas em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM