• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
14 de janeiro de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Proibições do Talibã aumentam mortalidade materna e suicídios no Afeganistão

Redação por Redação
10 de junho de 2024
em Mundo
Proibições do Talibã aumentam mortalidade materna e suicídios no Afeganistão

Proibições do Talibã aumentam mortalidade materna e suicídios no Afeganistão

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Alerta é da ONU Mulheres em relatório publicado com apoio da União Europeia; estudo revela alta de 50% na mortalidade materna no país asiático; exclusão de meninas e mulheres das escolas e universidades e isolamento social intensificam a opressão.

O primeiro Perfil de Gênero sobre o Afeganistão desde a tomada de poder pelos talibãs em agosto de 2021, elaborado pela ONU Mulheres com apoio financeiro da União Europeia, revela o impacto das proibições impostas pelo regime.

O relatório destaca que a correlação entre o aumento do risco de mortalidade materna em pelo menos 50% por conta da exclusão de 1,1 milhão de meninas das escolas e de mais de 100 mil mulheres das universidades.

Resultados

Além disso, a análise destaca que as mulheres afegãs têm pouco ou nenhum espaço para influenciar as decisões que afetam suas vidas. Não há mulheres líderes na administração do Talibã e os dados da ONU Mulheres mostram que apenas 1% das mulheres sentem que têm influência em suas comunidades.

As afegãs também têm restrições para interagir regularmente com outras mulheres, com 18% relatando não ter se encontrado nenhuma vez com mulheres fora de sua família imediata nos três meses anteriores.

Além disso, o isolamento social leva mulheres e meninas ao desespero. O estudo revelou que 8% dos entrevistados em uma pesquisa indicam conhecer pelo menos uma mulher ou menina que tentou suicídio desde agosto de 2021.

Igualdade de gênero

Segundo a ONU Mulheres, os direitos das mulheres no Afeganistão sempre foram uma questão de luta ao longo de regimes e gerações, mas a opressão que as mulheres e meninas afegãs estão sofrendo desde agosto de 2021 é inigualável em termos de escala e impacto geracional.

O perfil analisa a infraestrutura de igualdade de gênero no país nos últimos 40 anos e traça como décadas de progresso na igualdade de gênero foram apagadas por mais de 70 decretos, diretrizes, declarações e práticas sistematizadas introduzidas pelo Talibã em menos de três anos, visando os direitos, as vidas e os corpos das mulheres e meninas afegãs.

Segundo a ONU Mulheres, a privação dos direitos das mulheres teve impactos devastadores que terão consequências intergeracionais.

Resiliência das afegãs

O Perfil de Gênero do País destaca que, embora a opressão baseada em gênero seja fundamental para a visão do Talibã da sociedade, as mulheres afegãs continuam a servir suas comunidades e a defender seus direitos.

Quase três anos após a tomada do poder, a determinação das mulheres afegãs se fortalece à medida que seu status e situação continuam a se deteriorar.

O representante especial da ONU Mulheres no Afeganistão, Alison Davidian destaca que as mulheres afegãs demonstram uma resiliência extraordinária. Ele ressalta que diante dos desafios, elas continuam a administrar organizações e empresas e a prestar serviços.

Por isso, ele pede apoio e afirma que o Afeganistão deve permanecer no topo da agenda internacional.

Recomendações

O Perfil de Gênero do País fornece recomendações para ações de apoio às mulheres e meninas afegãs como a alocação de financiamento flexível de longo prazo para fortalecer as organizações da sociedade civil das mulheres. Outra meta é garantir que pelo menos 30% de todo o financiamento para o Afeganistão seja dedicado a iniciativas que promovam a igualdade de gênero e dos direitos das mulheres.

As orientações incluem evitar a normalização de práticas discriminatórias e integrar os direitos humanos em todas as ações, com foco especial nos direitos das mulheres, como um aspecto fundamental em todas as atividades humanitárias e intervenções de necessidades humanas básicas.

Tags: afegãsMortalidadeMorteTalibãMundoONUProibições

Postagens Relacionadas

Turistas observam a erupção do vulcão Fuego na Guatemala. Foto: UN News/Jing Zhang
Mundo

Agência da ONU alerta para risco de vulcões dormentes pelo mundo

14 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Aumento da violência contra manifestantes no Irã consterna a ONU

13 de janeiro de 2026
ONU ressalta que o nível de acesso de mulheres e meninas à educação é limitado ou inexistente - Foto: Unicef/Srikanth Kolari
Mundo

Modernização das empresas impulsiona criação de empregos nos países em desenvolvimento

12 de janeiro de 2026
Próximo
Jender Lobato Foto: Reprodução/Instagram@jenderlobato

Jender Lobato é o novo diretor-presidente da Manauscult

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Casal é preso por porte ilegal de arma de fogo
  • Mulher é procurada pela polícia por tentativa de homicídio no bairro Flores
  • Homem é preso por roubo a residência avaliado em R$ 23 mil, no bairro Flores
  • Vídeo: grupo que se passava por policiais para praticar extorsões é preso em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM