• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de novembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Vara do Meio Ambiente realiza cumprimento de 125 mandados de citação a ocupantes de Área de Preservação Permanente na zona Norte

A citação foi determinada em decisão do juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, magistrado Moacir Pereira Batista, no âmbito de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado

Redação por Redação
25 de maio de 2025
em Amazônia, Destaque
Fotos: Marcus Phillipe

Fotos: Marcus Phillipe

3.5k
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema) da Comarca de Manaus realizou na manhã de quinta-feira (22/04) o cumprimento de 125 mandados de citação a ocupantes de uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada entre os bairros Nova Cidade e Monte das Oliveiras, na zona Norte da cidade.

A citação foi determinada em decisão do juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, magistrado Moacir Pereira Batista, no âmbito da Ação Civil Pública n.º 0615981-78.2013.8.04.0001, a fim de que os citados, desde que manifestem a intenção, apresentem contestação no prazo de 15 dias.

Após esse prazo, o juiz vai analisar se haverá necessidade do Ministério Público do Estado (MPE/AM) se manifestar quanto às contestações apresentadas, e depois verificar se há mais alguma prova a ser produzida pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Município ou as partes.

A próxima fase é a sentença, na qual o juiz vai julgar procedente ou improcedente a ação.

A Ação Civil Pública n.º 0615981-78.2013.8.04.0001 foi ajuizada em 2013 pelo Ministério Público do Estado contra o Município de Manaus, Estado do Amazonas e ocupantes da APP permanente, envolvendo duas áreas nas margens do Igarapé do Passarinho: a primeira área objeto da presente demanda localizada entre a rua Secundária 8, quadra 34, e o final da rua 185, fundos da Escola Estadual Samuel Benchimol, no bairro Nova Cidade; e a segunda área localizada na avenida Samaúma no bairro Monte das Oliveiras. E houve requerimentos para assentamentos de moradores em adequada moradia e recuperar a área degradada.

A citação aos ocupantes da APP foi realizada por oficiais de Justiça e acompanhada por servidores da Vara de Meio Ambiente e por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas Clima); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Superintendência de Habitação (Suhab); e contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas.

Em sua decisão, o juiz Moacir Batista determinou que o Ministério Público realize, em um prazo de 15 dias, o levantamento atual da área, por intermédio da base geocartográfica de Manaus, delimitando as residências que estão em área verde ou área de preservação.

Tags: AmazonasManausMeio AmbienteOcupaçãoTJAM

Postagens Relacionadas

Foto: PF-AM
Destaque

PF deflagra três operações contra o abuso sexual infantojuvenil em Manaus

5 de novembro de 2026
Fotos – Divulgação / IMMU
Amazônia

Manaus realiza manutenção preventiva na cobertura do Terminal 1 para garantir segurança dos usuários

5 de novembro de 2026
Fotos – Antônio Pereira/Semcom
Amazônia

Manaus alcança 66% da obra do complexo viário Passarão e avança para construção da rotatória na zona Oeste

5 de novembro de 2026
Próximo
Fotos: Diego Lima / Semasc

Prefeitura de Manaus realizou 6ª edição do ‘Cidadania em Foco’

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • PF deflagra três operações contra o abuso sexual infantojuvenil em Manaus
  • Manaus realiza manutenção preventiva na cobertura do Terminal 1 para garantir segurança dos usuários
  • Manaus alcança 66% da obra do complexo viário Passarão e avança para construção da rotatória na zona Oeste
  • Assédio eleitoral supera 7 mil denúncias, aponta ministério
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM