• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
18 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Guterres pede mais ações sobre proteção e participação de mulheres em processo de paz e segurança

Resolução que promove presença feminina nesta área completa 25 anos; líder da ONU aponta falhas no cumprimento de compromissos internacionais; já diretora executiva da ONU Mulheres diz que crescimento e normalização da misoginia não podem ser encarados como inevitáveis.

Redação por Redação
9 de outubro de 2025
em Mundo
Mesmo em países, onde as legislações existem para proteger as viúvas, elas acabam sendo vítimas das falhas no Estado em garantir essa proteção. Foto: ONU Mulheres/ Ryan Brown

Mesmo em países, onde as legislações existem para proteger as viúvas, elas acabam sendo vítimas das falhas no Estado em garantir essa proteção. Foto: ONU Mulheres/ Ryan Brown

162
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Em reunião no Conselho de Segurança para celebrar 25 anos da histórica resolução 1325, sobre Mulheres, Paz e Segurança, o secretário-geral da ONU ressaltou que 676 milhões de mulheres vivem a menos de 50 km de conflitos fatais, o maior número em décadas.

António Guterres pediu franqueza para reconhecer que muitos compromissos adotados internacionalmente falham em garantir proteção para mulheres e meninas, a participação delas em negociações de paz e a punição para atos de violência sexual.

“Subfinanciadas, ameaçadas e pouco reconhecidas”

No ano passado, houve um aumento de 35% no número de meninas que sofreram agressões sexuais em zonas de conflito.

Guterres afirmou que mulheres que se dedicam à paz “são subfinanciadas, ameaçadas e pouco reconhecidas e todos perdem com isso, inclusive homens e meninos”.

Uma pesquisa realizada pela ONU Mulheres este ano revelou que 90% dos grupos locais liderados por mulheres em áreas de conflito relataram dificuldades financeiras. Quase metade declarou que poderia fechar as portas em seis meses.

O líder da ONU também destacou que, cada vez mais, aquelas que atuam como políticas, jornalistas ou defensoras dos direitos humanos “são alvo de violência e assédio”.

Compromisso lançado pela ONU

Guterres lembrou que a ONU lançou no ano passado um compromisso comum para a participação plena, igualitária e significativa das mulheres nos processos de paz. A meta inicial é de que pelo menos um terço dos participantes de negociações lideradas pela ONU sejam mulheres.

O objetivo final é alcançar a paridade de gênero em todos os processos de paz e segurança.

Ele revelou que 39 entidades, incluindo Estados-membros, organizações internacionais e regionais, entre outras, adotaram a proposta. O chefe da ONU pediu que os compromissos se traduzam em ações concretas.

Ascensão e a normalização da misoginia

A diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, disse que a Resolução 1325 é “um marco nascido da convicção do sistema multilateral de que a paz é mais sólida e a segurança mais duradoura quando as mulheres estão envolvidas”.

Ela declarou que esse aniversário deve ser usado para “garantir que os próximos 25 anos proporcionem muito mais avanços do que os últimos 25”.

Sima Bahous destaca ainda que “o crescimento e a normalização da misoginia, que atualmente envenena a política e alimenta conflitos”, não devem ser encarados como  “inevitáveis”.

A chefe da ONU Mulheres também criticou cortes de financiamento que “corroem a chance de paz” em diversos contextos.

Ela ressaltou que o que está em jogo são as oportunidades de educação para meninas afegãs; o atendimento médico para sobreviventes de estupro no Sudão e o acesso a alimentos para mães e crianças desnutridas em locais como Gaza, Mali e Somália, dentre outros exemplos.

Tags: GuterresMulheresONUproteção

Postagens Relacionadas

Four years since the Taliban takeover in Afghanistan, waves of directives have stripped Afghan women and girls of their rights and dignity. These restrictions are not temporary; not one has been reversed.  
© ONU Mulheres/Sayed Habib Bidell
Mundo

Sem acesso à educação, milhões de afegãs correm risco de sofrer abusos

18 de agosto de 2026
Foto: SOS Méditerranée/Fabian Mondi
Mundo

Com rotas migratórias mais perigosas, número de mortes chega a triplicar

17 de agosto de 2026
Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Destaque no cinema com A Odisseia, Mediterrâneo vive aventura na vida real

13 de agosto de 2026
Próximo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

País crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Convocados para vacinação antirrábica da Prefeitura de Manaus podem se apresentar até quarta, 19
  • Guarda Municipal detém indivíduo por tráfico de drogas na zona Leste
  • Gabigol sobe para a 8ª posição na artilharia histórica do Brasileirão
  • Analistas veem risco de ação cibernética de EUA e bigtechs em eleições
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM