• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
22 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Bosque da Ciência garante programação divertida e acessível na 2ª edição do ‘Férias no Bosque’

Redação por Redação
13 de janeiro de 2026
em Meio Ambiente
Banner: Carol Sackser - Ascom Inpa

Banner: Carol Sackser - Ascom Inpa

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com uma programação recheada de atividades na 2ª edição do “Férias no Bosque”. A ação gratuita que envolve brincadeiras, jogos, reciclagem, trilha, esporte na floresta, conhecimento dos potenciais terapêuticos das plantas medicinais, entre outras atividades, ocorre entre os dias 13 e 25 de janeiro de 2026. Confira aqui a programação completa.

1ª Edição do Férias no Bosque. Foto: Ascom Inpa.
1ª Edição do Férias no Bosque. Foto: Ascom Inpa.

O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, destaca que o “Férias no Bosque” já faz parte do calendário oficial de atividades que despertam a possibilidade de difundir conhecimento e popularização da ciência. “Temos um público no período de janeiro extremamente grande, porque é um mês de férias, mês de férias escolares e também de muitos visitantes de fora, então aproveitamos o calendário para organizar esses tipos de atividades de popularização da ciência e conhecimento científico desenvolvidos pelo órgão”, acrescenta Lobato.

 

Entre as atividades da programação, pessoas com deficiência e o público poderão vivenciar uma nova experiência sensorial no Bosque da Ciência, em uma trilha feita com madeiras amazônicas, desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa. Criada para estimular os sentidos e promover o contato direto com a natureza em pleno coração urbano de Manaus.

1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Igor Souza Ascom Inpa.
1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Igor Souza Ascom Inpa.

O percurso, que deve ser feito descalço, convida o visitante a uma caminhada atenta e concentrada, explorando diferentes texturas, formas e aromas de madeiras regionais, permitindo que o visitante, ao caminhar de forma introspectiva, perceba as diferentes características das espécies amazônicas e sinta os benefícios físicos e psicológicos que o contato direto com a natureza proporciona.

 

E para os amantes de aves, o projeto “Vem Passarinhar Manaus”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estará presente na programação com exposição de aves taxidermizadas , jogos didáticos, pintura de rosto e muitas brincadeiras, principalmente para as crianças. A proposta é aproximar a população com os ambientes florestais presentes dentro da cidade, promovendo a ciência cidadã, estimulando a preservação e o manejo da avifauna.

1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Camila Barbosa- Ascom Inpa.
1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Camila Barbosa- Ascom Inpa.

“O que eu vejo no Bosque da Ciência” será outra atração lúdica e divertida, desenvolvida pelo Lapsea, onde os visitantes poderão percorrer as trilhas do Bosque com os “olhos” e atenção voltados para a fauna e flora existentes no parque florestal. Com uma prancheta e lápis nas mãos, terão o desafio de marcar, desenhar ou escrever os animais e plantas que conseguirem observar e descobrir. Trata-se de “brincar de biólogo(a) por um dia”, e ao final, contar como foi a experiência.

 

Da mesma forma lúdica e divertida, “Jogo das Ações Humanas e a Mudança Climática” oportuniza que os visitantes brinquem de maneira “séria” ao refletirem sobre ações que contribuem para as emissões de gases de efeito estufa, e sobre ações que colaboram para reduzir as emissões. O vencedor(a) deverá percorrer a trilha e ultrapassar a linha de chegada, após driblar o “azar” mediado pela sorte dos “dados”.

 

Sobre o Bosque

1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Camila Barbosa Ascom Inpa.
1ª Edição do Férias no Bosque. Foto Camila Barbosa Ascom Inpa.

Localizado no Bairro de Petrópolis, próximo à bola do Coroado, o Bosque funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, com fechamento da portaria meia hora antes do encerramento. Às segundas o espaço é fechado para manutenção. A entrada é gratuita e aberta ao público, basta agendar pelo  site.

 

O Bosque possui uma área de fragmento florestal de 13 hectares (equivalente a 13 campos de futebol), o visitante pode fazer, em poucas horas, uma imersão no ambiente amazônico. Em 2025, o parque recebeu mais de 140 mil visitantes, boa parte estudantes de Manaus.

 

SERVIÇO 

Férias no Bosque da Ciência – INPA

Endereço: Rua Bem-te-vi, S/nº, bairro Petrópolis, Manaus-AM

Entrada: Gratuita

Funcionamento: Terça a domingo, fechado nas segundas-feiras

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h. A portaria fecha 30 minutos antes do encerramento

Tags: AmazonasINPAManausMeio Ambiente

Postagens Relacionadas

© Fernando Frazão/Agência Brasil
Meio Ambiente

ONG busca ciência para orientar manejo sustentável de costões rochosos

22 de abril de 2026
Restauração de áreas degradadas amplia retenção de água no solo, reduz erosão e enchentes e fortalece segurança hídrica e a adaptação à mudança do clima - Foto: CBH São Francisco
Meio Ambiente

Governo aprova R$ 190 milhões para recuperação ambiental das bacias do São Francisco e Parnaíba

20 de abril de 2026
Gelo Caboclo,  fábrica de gelo movida a energia solar no Rio Negro - Foto Fabíola Sinimbu/Agência Brasil
Meio Ambiente

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha

17 de abril de 2026
Próximo
Foto: Reprodução | Canva

Aumento da violência contra manifestantes no Irã consterna a ONU

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Dupla é presa após assaltar loja de autopeças no bairro Cachoeirinha, em Manaus
  • Em Beruri, dupla é presa com dez tabletes de oxi durante operação fluvial
  • Sonhado há 30 anos, acordo Mercosul-UE entra em vigor
  • Assembleia Legislativa publica edição extraordinária de Diário Oficial com relação das chapas inscritas para a eleição de mandato-tampão ao Governo do Estado
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM