O Governo do Amazonas anunciou que eventos e serviços não essenciais estão proibidos em todo o estado a partir de sábado (26). A determinação vale até o dia 10 de janeiro e considera aumento de casos e internações de Covid-19.
De acordo com o governo, a partir de sábado, o comércio e estabelecimentos não essenciais deverão funcionar apenas por drive-thru e delivery, até 21h – assim como atividades nos shoppings. Eventos, reuniões comemorativas, casamentos e formaturas neste fim de ano estão proibidos.
Os hotéis poderão atender ao público, mas os restaurantes desses estabelecimentos devem atender apenas os hóspedes. Espaços públicos do estado também voltarão a ser fechados.
Conforme o governo, feiras e mercados poderão funcionar, mas os horários ainda devem ser estabelecidos, e o serviço intermunicipal será mantido, mas com intensificação das fiscalizações. As atividades da indústria também estão autorizadas a funcionar.
O governador Wilson Lima afirmou que os eventos clandestinos de fim de ano devem ser fechados, e os equipamentos de som e iluminação, assim como bebidas, devem ser recolhidos pela polícia.
O que fica restrito de 26/12 a 10 de janeiro: Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência fecham de 26/12 a 10/01. Comércios que não são essenciais funcionarão por drive-thru e delivery até às 21h; Os shoppings devem funcionar também no sistema delivery e drive-thru; Eventos, casamentos e formaturas estão proibidos; Reuniões comemorativas suspensas; Feiras e mercados vão abrir com horários que ainda serão estabelecidos. Os espaços públicos estarão fechados.
Essenciais: Os estabelecimentos com serviços essenciais, como padarias, supermercados, farmácias, vendas de gás, água e hotéis continuam abertos; Restaurantes dos hotéis apenas vão atender os hóspedes.
Os serviços de transporte intermunicipais estão mantidos, mas será reforçado o trabalho de fiscalização, respeitando a quantidade máxima de ocupação dessas embarcações. As atividades da Indústria serão mantidas também.









