• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
25 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Data de ‘inauguração’ da Câmara é regulamentada e será celebrada anualmente em Manaus

O levantamento aponta que a instalação da Câmara ocorreu no dia 21 de dezembro de 1833, após quase dez anos da Constituição de 1824

Redação por Redação
24 de dezembro de 2020
em Política
Câmara

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) completou 187 anos, na última segunda-feira (21), e a data foi regulamentada por meio do Projeto de Lei 368/2020, de autoria do presidente da Casa, Joelson Silva (Patriota). Após ser aprovado pelos 41 vereadores, na última sessão plenária do ano, o PL foi promulgado como Lei 479, de 21 de dezembro de 2020, e, consequentemente, a oficialização do fato histórico deverá ser celebrada todos os anos, em sessão solene.

O levantamento aponta que a instalação da Câmara ocorreu no dia 21 de dezembro de 1833, após quase dez anos da Constituição de 1824.

Na avaliação de Joelson Silva, ter uma data específica para comemorar o aniversário da CMM, representa preservar a memória da própria cidade de Manaus.

“É um marco histórico. Damos uma grande contribuição para a história dessa Casa, da cidade, do cidadão. Agradeço aos colegas vereadores pela sensibilidade, aos servidores da comissão de Atualização das Leis, pela dedicação e empenho, e à Diretoria Legislativa, pelo suporte dado ao trabalho, que visa preservar a história de Manaus e a memória institucional da CMM”, destacou Joelson Silva.

Na época da instalação, com a implantação do Código Criminal – em que os presidentes ficaram responsáveis de reorganizar a divisão administrativa das províncias – e o Decreto de 13 de novembro de 1832 -, o então chamado “Lugar da Barra” foi elevado à condição de Vila de Manaus e cabeça de Comarca. Por isso, foi obrigado a ter uma Câmara própria.

Primeira eleição

Ainda segundo o texto do Projeto de Lei, após alguns desentendimentos políticos, a primeira eleição para composição da primeira Câmara Municipal de Manaus foi realizada na sede da Fábrica Imperial, localizada no antigo edifício da fábrica de panos de algodão, onde aconteciam todas as manifestações cívicas e nativistas, nos anos 1821, 1822 e 1823.

Sessão solene

O presidente eleito foi o comerciante Manuel Gonçalves Loureiro. Superado o transtorno, a Câmara foi instalada no dia 21 de dezembro de 1833, com direito a sessão solene e posse do primeiro corpo de vereadores, realizada na Fábrica Imperial, onde hoje está a sede do Ipase.

Resgate

Aproximadamente sete mil leis (incluindo centenárias) já foram digitalizadas até o momento na Câmara de Manaus, pela Comissão Técnica de Atualização da Legislação Municipal, formada por servidores e técnicos da própria instituição.

O objetivo é resgatar fatos centenários que marcaram época, e boa parte desse material já pode ser consultada no site CMM, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Tags: AniversárioCMMSAPLVereadores

Postagens Relacionadas

Foto: Michael Dantas/ SEC (OCA e Corpo de Dança do Amazonas)
Política

Comissão aprova criação de política de incentivo a jovens artistas da região Norte

24 de junho de 2026
© Arquivo/Agência Brasi
Política

Comissão aprova despacho gratuito de cadeirinha infantil em voos e novas regras para locadoras

24 de junho de 2026
Foto: © Pedro França/Agência Senado
Política

Governo enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI

24 de junho de 2026
Próximo

Vereador critica retirada de atendimento da Amazonas Energia em PACs

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • 28 porções de entorpecentes é apreendido em Novo Airão
  • Forças de Segurança apreendem nove quelônios e mais de 2 kg de pasta-base de cocaína
  • Presos de facção criminosa são transferidos de Guajará para Manaus
  • Familiares buscam adolescentes que desaparecem em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM