• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
11 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Bolsonaro avalia presidente da Caixa para posto de vice-presidente

Presidente iniciou esforço para tentar retomar apoio em segmento empresarial, que apresenta desânimo diante da paralisação da agenda de reformas e do aumento dos índices inflacionários

Redação por Redação
27 de dezembro de 2021
em Política
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Política – Em esforço para recuperar apoio no segmento empresarial, o presidente Jair Bolsonaro considera o nome do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para o posto de vice-presidente em sua chapa à reeleição.

O nome do economista tem sido citado pelo presidente em conversas reservadas, entre elas, segundo foi relatado à CNN Brasil, durante viagem recente do mandatário ao Guarujá, no litoral paulista.

A pretensão do presidente também foi relatada à CNN Brasil por assessores palacianos. O presidente da instituição financeira, inclusive, participou da viagem de Bolsonaro e publicou fotografia ao seu lado durante uma pescaria.

Para o posto de segundo nome na hierarquia presidencial, Bolsonaro tem afirmado que busca um nome com quem tenha afinidade política, não lhe fazendo contraponto, e que não tenha apoio junto ao Congresso Nacional.

O receio do presidente, de acordo com deputados aliados, é de que a indicação de um político profissional para o posto de vice-presidente possa estimular o Poder Legislativo a dar início a um processo de impeachment diante de uma queda de popularidade ou uma crise política.

Além de Pedro Guimarães, o presidente tem avaliado uma eventual indicação para o posto de vice-presidente do general Walter Braga Netto, ministro da Defesa. Nesse caso, o esforço é na tentativa de manter apoio junto ao segmento militar.

Desde o início de dezembro, Bolsonaro tem sido aconselhado por líderes da base aliada a atuar de forma mais efetiva para reconquistar o apoio de empresários e investidores.

Nas últimas semanas, lideranças partidárias receberam o diagnóstico de integrantes do segmento empresarial de um desânimo com a atual gestão, sobretudo diante da paralisação da agenda de reformas e do aumento dos índices inflacionários.

A preocupação do Palácio do Planalto também se deve à euforia inicial no mercado financeiro com a candidatura do ex-juiz federal Sergio Moro. Uma pesquisa promovida pela XP Investimentos mostrou que o segmento econômico avalia que Moro seria melhor que Bolsonaro para os ativos financeiros.

No início do mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — que mede a inflação oficial do país – foi de 0,95%. Apesar de ter mostrado desaceleração, o valor é o maior para o mês desde 2015 e, no acumulado em 12 meses, a mediana das estimativas indicava alta de 10,9%.

O receio no Palácio do Planalto é de que uma alta acumulada superior a dois dígitos, como deve fechar neste ano, possa servir como um calcanhar de Aquiles na disputa presidencial.

*com informações CNN Brasil

Tags: CaixaPedro GuimarãespolíticaPortal AMvice presidente

Postagens Relacionadas

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Política

Soberania e trabalho: ‘Brasil está exportando como nunca’, diz ministro da Indústria e Comércio

11 de junho de 2026
© Arquivo/Ricardo Stuckert/P
Política

G7: Lula vai cobrar ajuda ao desenvolvimento e nova governança global

11 de junho de 2026
Foto: Henrique Barrios/MEsp
Política

Projeto que isenta ISS na organização da Copa Feminina no Brasil é aprovado no Congresso

11 de junho de 2026
Próximo
Foto: Reprodução

Artilheira do Brasileiro Feminino, Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Coletivo faz últimos ensaios para apresentação no Teatro Amazonas, em Manaus
  • Soberania e trabalho: ‘Brasil está exportando como nunca’, diz ministro da Indústria e Comércio
  • Arquidiocese de Manaus recebe títulos definitivos de 10 imóveis e fortalece segurança jurídica de paróquias
  • MPAM deflagra operação contra tráfico de drogas e organizações criminosas em Parintins
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM