• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
1 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Aluna da rede estadual de Parintins conquista medalha de ouro na Olimpíada Amazonense de Química

Competição educativa é direcionada a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas

Redação por Redação
14 de março de 2022
em Amazônia
Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

208
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Parintins (AM) – O empenho e a dedicação da estudante Larissa de Lima Paiva a levou a ser a única representante da rede pública do interior do estado a conquistar medalha de ouro na etapa estadual unificada da Olimpíada Amazonense de Química (OAMQ). Agora, a aluna da Escola Estadual (EE) Senador João Bosco, no município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), segue para as próximas seletivas da competição.

A disputa é organizada pelo Programa Nacional de Olimpíadas de Química, e tem como objetivo descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornarem futuros profissionais da área. Além disso, visa incentivar os estudantes a ingressarem nas ciências, permitindo aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico.

Na etapa estadual, a disputa é coordenada pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, destaques como este demonstram a seriedade com que o Governo do Estado apoia tais competições.

“O governador Wilson Lima, tem apoiado atividades e iniciativas que premiam estudantes e professores da rede estadual, por isso estamos muito orgulhosos de acompanhar os nossos jovens nas olimpíadas escolares”, pontua a secretária.

Medalhista

A estudante Larissa Paiva explica que, mesmo com a dificuldade da prova, conseguiu a medalha de ouro. “Eu sempre estudo à noite, quando chego da escola ou antes de dormir. Eu gosto muito de Química, então sempre fico vendo vídeos e leio sobre vários assuntos dessa matéria. Mas assim, realmente não achei que conseguiria chegar tão longe, pois a prova estava difícil, então estou realmente muito feliz”, enfatizou Larissa.

Segundo o gestor EE Sen. João Bosco, Sávio Borges, o destaque em nível regional é motivo de orgulho. “A nossa estudante é a única do Amazonas, do interior, que conseguiu medalha de ouro. Então é uma satisfação muito grande, a escola está muito contente. Em momentos como esse, podemos demonstrar como a nossa unidade escolar tem se dedicado para conquistar boas colocações em avaliações externas”, frisou o gestor.

Modalidades

Além da medalha de ouro para a estudante Larissa Paiva, os alunos da rede estadual de Parintins tiveram destaques nas modalidades A, B e C da competição:

• na modalidade A – 1ª série do Ensino Médio: Prata para Ronan Campos de Oliveira Júnior; e Menção Honrosa para Vitória Magalhães Andrade, ambos da EE Sen. João Bosco

• na Modalidade B – 2ª série do Ensino Médio: Bronze para Sofinias dos Santos Mikilis, da EE Sen. João Bosco; e Menções Honrosas para Arthur de Melo da Silva, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Gláucio Gonçalves; Tais Lopes Tavares, Michele Moutinho Pereira, Taissa de Castro da Paz, Maria Eduarda Souza dos Santos, Ruan Souza da Silva, todos da Escola Estadual Sen. João Bosco

• na Modalidade C – 3ª série do Ensino Médio: Bronze para Eduardo Batista Guimarães Filho, da EE Sen. João Bosco; e Menção Honrosa para Thassio Pacheco Ribeiro Vieira, do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Tags: AlunaCotidianoOlimpíadasParintinsPortal AMQuímicarede estadual

Postagens Relacionadas

fotos – Divulgação/Semsa
Amazônia

Cumprindo missão de salvar vidas, Samu Manaus já atendeu mais de 1 milhão de ocorrências

1 de agosto de 2026
Arte: IMMU
Amazônia

Manaus prepara esquema especial de trânsito para 55ª Corrida do Colégio Militar neste domingo, 2/8

1 de agosto de 2026
Fotos – João Viana/Semcom
Amazônia

Manaus realiza abordagem social com pessoas em situação de rua no Morro da Liberdade

1 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Robervaldo Rocha – Dicom/CMM

Vereadores aprovam projeto do Executivo que aumenta o auxílio alimentação dos servidores da Prefeitura de Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Polícia e familiares procuram adolescentes de 17 anos desaparecidas após saírem de escola em Manaus
  • Amazonas registra alta de 28,7% na taxa de mortes no trânsito, aponta Atlas da Violência 2026
  • Plataforma pública disponibiliza indicadores e informações sobre direitos humanos
  • Inteligência Artificial avança nos processos eleitorais da América Latina
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM