• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
25 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Espetáculo ‘O Encanto do Natal’ promove inclusão social e acessibilidade no Teatro Amazonas

Com recursos disponíveis de audiodescrição e Libras, pessoas com deficiência prestigiam espetáculo natalino promovido pelo Governo do Amazonas

Redação por Redação
16 de dezembro de 2022
em Cultura
Foto: Tácio Melo/Secom e Divulgação

Foto: Tácio Melo/Secom e Divulgação

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Promovendo a acessibilidade aos eventos culturais, o Teatro Amazonas recebeu nas três primeiras récitas do espetáculo “O Encanto do Natal”, mais de 50 famílias com pessoas com deficiência (PcDs). Sem a necessidade de agendamento para as apresentações, as PcDs e seus familiares encontram o acolhimento da equipe de inclusão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado para conferir a montagem natalina.

Dispondo do recurso de acessibilidade comunicacional por meio da audiodescrição, para os deficientes visuais, e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uso do tablet, para os deficientes auditivos, o espetáculo natalino do Teatro Amazonas, todos os anos, é um dos mais procurados pelas PcDs.

A responsável pela Assessoria de Inclusão da pasta, Marssiclea Brito, conta que, para atender à demanda, o Teatro Amazonas conta uma equipe multiprofissional. “Todas as noites nós temos dois intérpretes de libras, dois audiodescritores e duas pessoas para recepcioná-los no hall, além do Gilson Pereira, da Biblioteca Braille do Amazonas, que faz o apoio à audiodescrição”, disse Marssiclea.

“O Encanto do Natal” é uma das atrações que compõem “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Economia Criativa e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Gratuito e acessível a todos, o espetáculo dá sequência ao trabalho de inclusão de PcDs, que teve início no Festival do Amazonas de Ópera de 2009, como lembra o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

“Todos os espaços culturais do estado têm esse compromisso em oferecer condições de acesso às pessoas com deficiência. O Teatro Amazonas é completo. Há 13 anos fizemos o recurso de audiodescrição no Festival Amazonas de Ópera, desde então todos os eventos culturais da secretaria foram adaptados para pessoas com deficiência auditiva, visual e física”, disse o secretário.

Público aprova

Quem apostou na atração foi o Omar Maia, que levou a filha Stephanie Santos, 22, para assistir ao espetáculo com um grupo de famílias da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas.

“Todos os anos nós assistimos à peça de Natal e outros eventos que acontecem no Teatro Amazonas. É interessante, elas gostam da dança, a interação é importante para eles”, destaca Omar.

O espetáculo também foi acompanhado por Kennedy Kramer, deficiente auditivo, que utilizou o tablet com tradução em Libras. “Eu gosto muito das coisas que envolvem o teatro, a dança, e estar em comunhão com os amigos. Aproveito também para convidar os outros amigos surdos de Manaus e acabo propagando os eventos”, disse Kennedy, com a ajuda de um intérprete.

Tags: acessibilidadeCulturaespetáculoInclusão socialO Encanto do NatalPromoveTeatro Amazonas

Postagens Relacionadas

FOTOS: Vitor Dias (Sebastião) e Allícia Castro (Ensaio de Despedida)
Cultura

Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

25 de dezembro de 2025
Fotos - Eliton Santos/ Semed
Cultura

Canções de Natal atravessam gerações e mantêm viva a tradição da data

24 de dezembro de 2025
FOTOS: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Cultura

Oratório de Natal encerra a programação de espetáculos do ‘O Mundo Encantado do Natal’ no Teatro Amazonas

23 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Acervo de Angela Maria

Projeto reaproveita garrafas PET para confecção de brinquedos e jogos

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Fim de semana: Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ e ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros
  • Ano novo se inicia com bandeira verde: contas de luz sem custo extra
  • Prefeitura fecha 2025 com mais de 3,4 mil toneladas de resíduos retiradas da orla do rio Negro
  • FMI: Ouro mantém relevância como ativo de valor em era digital
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM