• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Projeto reaproveita garrafas PET para confecção de brinquedos e jogos

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Fapeam, envolveu alunos da rede estadual de educação

Redação por Redação
16 de dezembro de 2022
em Meio Ambiente
Foto: Acervo de Angela Maria

Foto: Acervo de Angela Maria

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Divina Providência, na zona sul de Manaus, confeccionaram cerca de 30 brinquedos e jogos a partir de garrafas PET. A ação integra o projeto “Aqui nada se cria, tudo se transforma: explorando as medidas de capacidade por meio da reciclagem e reutilização de garrafas PET”, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

De acordo com a professora de Matemática e Ciências da Natureza, Angela Maria, coordenadora do projeto, entre os materiais produzidos pelos estudantes estão carro, barco, pinguim, coruja e tartaruga, além de diversos jogos e brinquedos, entre os quais pião, boliche e bilboquê.

Os objetos confeccionados têm finalidades pedagógicas e ambientais, já que todos foram desenvolvidos pelos estudantes e elaborados a partir de materiais recicláveis. Ao todo, 64 alunos de duas turmas do 5º ano participaram das atividades.

“O projeto desenvolvido contribuiu para a relevância interdisciplinar dos alunos e com a educação ambiental e sustentável da comunidade, pois os alunos aprenderam a reciclar e transformar o lixo (garrafa PET), e contribuir com o meio em que vivem”, explicou.

Transformação e ensino

Conforme relatou a professora, o projeto despertou a conscientização ambiental dos alunos e fez com que eles cobrassem mudanças de comportamento nos locais onde vivem, mostrando aos pais e familiares a importância da preservação. A iniciativa também possibilitou a atuação da comunidade escolar em um trabalho em equipe.

Além disso, a coordenadora celebrou o fato da iniciativa foi desenvolvida de forma interdisciplinar ter unido as duas matérias escolares que leciona, já que os estudantes aprenderam o conceito de medidas de capacidade por meio do uso de garrafas PET, nas aulas de Matemática, e ainda promoveram o reaproveitamento prático de materiais descartáveis, no estudo de Ciências da Natureza.

Iniciado em junho, o projeto foi finalizado em novembro deste ano.

Apoio diferencial

A professora agradeceu à Fapeam pelo apoio concedido ao projeto, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2022.

“A Fapeam ajuda a conquistar um sonho como professora, pois nos incentiva a nos aperfeiçoar, a pesquisar e a impactar. Quando pensamos no assunto, queríamos algo que impelisse, transformasse, que os alunos adquirissem aprendizagem de forma diferenciada. Dessa forma, a Fapeam proporciona uma ampla transformação aos docentes e discentes, através dos projetos que apoia”, compartilhou.

Sobre o programa

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Tags: BrinquedosConfecçãogarrafasJogosMeio Ambientepetprojetoreaproveitamento

Postagens Relacionadas

As famílias em Mianmar foram duramente atingidas pela alta dos preços, com as mais vulneráveis ​​enfrentando dificuldades para suprir suas necessidades diárias. Foto: WFP/Htet Oo Linn
Meio Ambiente

El Niño pode colocar 49 milhões de pessoas em insegurança alimentar

5 de agosto de 2026
A região onde o parque está localizado possui baixa poluição luminosa, o que favorece atividades de astroturismo - Foto: Divulgação/Parna das Emas
Meio Ambiente

Turismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro

4 de agosto de 2026
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Meio Ambiente

Sete dos dez agrotóxicos mais vendidos no Brasil são proibidos na UE

3 de agosto de 2026
Próximo
Ilustração: Dado Ruvic

Twitter bane jornalistas da CNN, New York Times e Washington Post sem explicação

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Jovem de 25 anos é preso ao tentar invadir casa para matar ex-companheira no AM
  • Homem é preso com cocaína, maconha, oxi e no Zumbi, em Manaus
  • Vídeo mostra explosão de embarcação em posto flutuante no Amazonas; homem atravessa chamas e salta no rio
  • Casal fica ferido após acidente com motocicleta na Avenida dos Açaizeiros, em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM