• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
4 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Prêmio Nobel Verde; Prefeito destaca protagonismo de Manaus na preservação ambiental

Redação por Redação
28 de fevereiro de 2023
em Política
Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom

Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom

172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, na noite desta segunda-feira, 27/2, da cerimônia de entrega do 1º Prêmio United Earth Amazônia, o Prêmio Nobel Verde. O evento foi realizado no Teatro Amazonas e contou com a presença do rei Roberto Carlos, que foi homenageado, junto com seu fiel parceiro, Erasmo Carlos (in memorian), pela música ‘Amazônia’, além do presidente e diretor-executivo da United Earth, Marcus Nobel, e representantes da LCTM BrandBuilders, uma das instituições que criaram o prêmio.

Durante o discurso de abertura, o chefe do Executivo municipal ressaltou que o prêmio é um reconhecimento importante para o trabalho realizado em Manaus e o seu protagonismo nas futuras discussões ambientais.

“Por que deste prêmio? Porque nós vivemos na maior floresta tropical, no estado mais preservado, na maior cidade da floresta amazônica. Então, nós somos a capital da Amazônia. Esse prêmio, esse reconhecimento e essa luta que agora se unem conosco o Marcus (Nobel), o Ruberson e o Sérgio, é para que essa realidade de dentro das fábricas saia dos muros e chegue nas pessoas, nós queremos fazer com que as discussões sejam das portas de dentro para fora, somos os protagonistas do meio ambiente, somos os maiores preservadores, temos o que ensinar para o Brasil e para o mundo. Eu agradeço a escolha da nossa cidade para ser a primeira do mundo a receber o Prêmio Nobel Verde”, disse Almeida.

A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia uma referência como acontece com o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma diretriz e salvaguarda. Os organizadores pretendem realizar uma cerimônia anual e levar a iniciativa para outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade.

Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede, em outubro do ano passado, por ser a “Capital da Amazônia”.

“Começamos a falar de projetos e a Amazônia virou o centro da nossa discussão e começamos a falar do United Earth e do Marcus Nobel, e durante toda a discussão, percebemos que o consumidor de hoje em dia, os jovens de hoje em dia, estão cada vez mais conectados com o planeta, com o que eles comem, com as marcas e projetos que impactam o planeta, e daí surgiu a criação do Prêmio Nobel Verde”, completou Chaves.

Os premiados

Na área de Artes e Música, os premiados são o cantor e compositor, Roberto Carlos, e Erasmo Carlos, falecido em novembro do ano passado, pela contribuição que ambos fizeram, por meio de sua obra musical, à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos foi representado pelo seu filho Leonardo Esteves.

Na área de ESG (responsabilidade socioambiental e governança), os seis projetos premiados foram: 1) “Vaga-Lume”, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia; 2) “Sataré-Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas; 3) “Sakaguchi Agroflorestal”, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região; 4) “Braziliando”, projeto que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária; 5) “Rede Mulheres do Maranhão”, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu; 6)“Projeto Pamine – Renascer da Floresta”, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.

Os premiados receberam uma escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça.

A United Earth e o Prêmio têm entre os patrocinadores: o grupo Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais; e Moto Honda da Amazônia, líder nacional no segmento duas rodas, tendo produzido mais de 27 milhões de motocicletas em sua fábrica de Manaus, e há mais de 45 anos presente na região Amazônica, onde mantém diversos projetos ambientais, tendo como premissa a preservação e o uso consciente dos recursos naturais como aspectos essenciais para o desenvolvimento econômico. O Prêmio tem ainda o apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

Tags: David AlmeidaManausNobel VerdepolíticaPrefeitoprêmioProtagonismo Ambiental

Postagens Relacionadas

Política

Observatório Nacional abre inscrições para a Jornada de Iniciação Científica 2026

4 de setembro de 2026
Foto: Sebrae Amazonas
Política

TSE assina acordo para ampliar uso de energia solar nas Eleições 2026

4 de setembro de 2026
Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
Política

Proposta do Orçamento de 2027 prevê preenchimento de 53.530 vagas no setor público

4 de setembro de 2026
Próximo
Foto: Carlos Soares e Erikson Andrade - SSP-AM

CIF fiscalizou 320 estabelecimentos, festas e blocos de rua em fevereiro durante Carnaval 2023

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Observatório Nacional abre inscrições para a Jornada de Iniciação Científica 2026
  • Wi-Fi público: cuidados essenciais para navegar com segurança
  • Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos
  • Ferreira Pena segue com trabalhos de tapume, preparação de redes e retirada manual de pedras
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM