• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
29 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Ataque mata 18 trabalhadores humanitários no Sudão

Redação por Redação
26 de julho de 2023
em Mundo
Uma escola na cidade de Al-Geneina, no estado de Darfur Ocidental, que servia de abrigo para deslocados, foi incendiada em meio à crise em curso no Sudão - Foto: Mohamed Khalil

Uma escola na cidade de Al-Geneina, no estado de Darfur Ocidental, que servia de abrigo para deslocados, foi incendiada em meio à crise em curso no Sudão - Foto: Mohamed Khalil

170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Segundo coordenadora humanitária no país, violência crescente agrava sofrimento dos civis, com milhares de mortes e feridos em mais de 100 dias de conflito; situação é crítica, com dezenas de funcionários detidos, armazéns saqueados e hospitais fora de serviço.

A coordenadora humanitária da ONU no Sudão, Clementine Nkweta-Salami, fez um apelo pelo fim dos ataques a civis e trabalhadores humanitários no país.

Nesta terça-feira, as Nações Unidas afirmaram que pelo menos 18 trabalhadores humanitários de várias organizações foram mortos e muitos ficaram feridos.

Situação humanitária

Ela alertou que o aumento das violações pelas partes em conflito está aprofundando o sofrimento dos civis. Nos mais de 100 dias de violência, milhares foram mortos e ficaram feridos.

Segundo levantamentos da ONU, dezenas de funcionários humanitários foram detidos e alguns continuam desaparecidos. Pelo menos 50 armazéns humanitários foram saqueados, mais de 80 escritórios invadidos e pelo menos 200 veículos roubados.

A coordenadora humanitária condenou esses ataques, que atingem o cerne dos esforços para levar ajuda às pessoas mais vulneráveis.

Clementine Nkweta-Salami lembra todas as partes do conflito no Sudão de suas obrigações sob a lei internacional humanitária e de direitos humanos.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, está alertando sobre o aumento de relatos de ataques aos serviços de saúde no Sudão.

A agência diz que a violência tirou de serviço mais de 80% dos hospitais do país africano.

Refugiados do Sudão são realocados entre campos no Chade
Unhcr/Aristophane Ngargoune
Refugiados do Sudão são realocados entre campos no Chade

Chade, país anfitrião, também precisa de ajuda

Três meses após o início do conflito no Sudão, em 15 de abril, mais de 250 mil refugiados e repatriados fugiram pela fronteira para as províncias orientais do Chade.

Segundo o Escritório de Assuntos Humanitários, Ocha, quase 90% dessas pessoas são mulheres e crianças do oeste de Darfur, que tem sido o epicentro do conflito entre as tribos árabes e masalit.

A atual onda de deslocados se soma aos mais de 400 mil refugiados sudaneses que vivem no leste do Chade desde 2003 devido a crises anteriores.

Com o agravamento da situação no Sudão, as comunidades no leste do Chade estão enfrentando o aumento dos preços dos alimentos devido à interrupção dos mercados causada pela guerra e pelo fechamento das fronteiras.

Financiamento para assistência humanitária

A alta inflação nos mercados de Adré, cidade fronteiriça, está causando grandes problemas para vendedores e clientes, que estão sentindo o aperto dos preços em alta.

Isso é agravado pelos já baixos níveis de renda da população e pela pressão sobre os meios de subsistência das famílias devido ao fluxo de refugiados e repatriados.

Mesmo antes do conflito, cerca de 1,9 milhão de pessoas nas províncias do leste do Chade precisavam de assistência humanitária, com taxas de desnutrição excedendo o limite crítico da OMS em vários lugares.

No entanto, o Plano de Resposta Humanitária de 2023 recebeu apenas US$ 122 milhões, o que representa apenas 18% dos US$ 674,1 milhões solicitados para atender as necessidades de 4,4 milhões de pessoas em todo o país.

Deslocados pela crise

A Agência para Refugiados, Acnur, disse que desde o início dos combates no Sudão, mais de 3,3 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país e pelas fronteiras.

O Acnur reconhece o acolhimento dos países vizinhos e faz um apelo para que as fronteiras continuem abertas aos civis que fogem do Sudão, incluindo indivíduos sem documentos.

Antes da crise, o Sudão abrigava 1,1 milhão de refugiados, principalmente do Sudão do Sul, Eritreia e Etiópia.

Quase 4 milhões de pessoas também foram deslocadas internamente em todo o país.

Tags: AtaqueMundoSituaçãoSituação de EmergênciaSudão

Postagens Relacionadas

Mundo

Família brasileira morta por Israel buscava pertences no Sul do Líbano

29 de abril de 2026
Estudo elaborado em coordenação com o Banco Mundial destaca que grande parte de Gaza foi reduzida a escombros. Foto: ONU News
Mundo

Situação em Gaza e na Cisjordânia está se deteriorando, alerta ONU

28 de abril de 2026
2025 foi marcado por um cenário sem precedentes de cortes orçamentários na assistência humanitária. Foto: © SOS Méditerranée/Fabian Mondi
Mundo

Crise migratória: OIM relata 7,9 mil baixas e alerta para subnotificação

26 de abril de 2026
Próximo
FOTO: Divulgação/PMAM

Motos e carros são recuperados durante ações da SSP-AM

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Corpo de mulher é encontrado em quarto de hotel na Ponta Negra, em Manaus
  • Em Amaturá, homem é preso em flagrante por lesão corporal contra a ex-companheira
  • Após denúncia, armas de fogo e drogas são apreendidas em Lábrea
  • 2 kg de entorpecentes são apreendidos em embarcação
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM