• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
3 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Leis voltadas à Educação são sancionadas no Amazonas em 2023

Redação por Redação
27 de dezembro de 2023
em Política
Foto:  Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No decorrer do ano de 2023, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve sancionada uma série de leis voltadas à Educação, abordando temas que impactam diretamente a sociedade. Dentre as novas legislações, destacam-se a implementação do Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva” e Educação Financeira nas escolas públicas; mudanças significativas na merenda escolar e iniciativas para combater a violência nas instituições de ensino.

 

A Lei nº 6.362/2023, que teve origem no PL nº 372/2022 do deputado Roberto Cidade (UB), presidente da Aleam, instituiu o Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”, conferido às escolas públicas e privadas do Amazonas, que adotarem medidas para implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino.

 

O Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva” prevê a formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola para a educação sob a perspectiva inclusiva, com a adequação arquitetônica dos prédios escolares e a utilização de recursos educacionais voltados à acessibilidade, como materiais didáticos e paradidáticos em Braile, áudio e Língua Brasileira de Sinais (Libras), laptops com sintetizador de voz e softwares para comunicação, entre outros.

 

“Precisamos preparar as escolas, os educadores, todo o corpo técnico e os alunos para receber as pessoas com deficiência. No mundo atual, com tudo o que aprendemos sobre as potencialidades das pessoas, é imperativo que tenhamos um novo olhar sobre essa perspectiva e que possamos indicar caminhos para termos espaços mais justos, mais inclusivos”, afirmou o autor da lei.

 

Educação Financeira

 

Originada do Projeto de Lei nº 258 deste ano, de autoria do deputado Dr. George Lins (União Brasil) e subscrito pela deputada Débora Menezes (PL), a Lei nº 6.266, sancionada em 27 de junho de 2023, instituiu a Política Estadual de Cooperação para Implementação de Educação Financeira.

 

De acordo com o texto da Lei, a intenção é promover, no âmbito das escolas da rede pública estadual, a capacitação dos alunos em temas relativos à educação financeira e planejamento orçamentário individual e familiar, e incentivar, no âmbito das escolas da rede pública estadual, a discussão de temas relativos a empreendedorismo e economia criativa.

 

Já a Lei nº 6.445, de 18 de setembro de 2023, incluiu como conteúdo transversal em seus currículos, nas etapas da educação infantil e do ensino médio, o estudo sobre o tema Educação Financeira.

 

Merenda Escolar

 

Proposta pelo PL nº 126 de 2023, de autoria do deputado Wilker Barreto (Cidadania) e subscrito pelos deputados Comandante Dan (Podemos), Débora Menezes (PL), Sinésio Campos (PT), Dr. George Lins e Mário César Filho (ambos do União Brasil), a Lei nº 6.470 do mesmo ano, proíbe a oferta de embutidos, enlatados e bebidas artificiais, na composição do cardápio da alimentação escolar da rede pública de ensino.

 

Em caso de descumprimento, o estabelecimento escolar poderá sofrer advertência e apreensão do material, multa de quinhentos reais e cassação da licença de funcionamento, para o caso da infração persistir após a terceira reincidência.

 

Violência nas Escolas

 

Voltada aos estudantes das redes pública e privada do Amazonas, a Lei nº 6.524 de outubro de 2023, originada do PL nº 725 de 2023, da deputada Mayra Dias (Avante) e subscrito pelo deputado Rozenha (PMB), criou a Semana da Comunicação Não Violenta (CNV), realizada anualmente em instituições públicas e privadas e voltada a estudantes do ensino fundamental, ensino médio e do ensino superior em licenciatura.

 

Pelo texto da Lei, as instituições de ensino serão incentivadas a promover atividades educativas e reflexivas voltadas para a disseminação dos princípios da Comunicação Não-Violenta, conforme metodologia e orientações fornecidas pela Seduc.

 

“Buscamos disseminar os valores e as práticas da Comunicação Não-Violenta nas instituições de ensino, proporcionando aos estudantes e educadores a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para lidar com suas emoções, conflitos e relacionamentos de forma saudável e construtiva”, explicou Mayra Dias.

 

A Lei nº 6.525 de 2023, proposta pelo Comandante Dan (Podemos), e subscrito pelos deputados Daniel Almeida (Avante), Joana Darc (União Brasil), Mário César Filho (União Brasil) e Mayra Dias, por meio do PL nº 681 de 2023,  lista um conjunto de medidas a serem adotadas no ambiente escolar para prevenir e combater a violência doméstica contra crianças e adolescentes incentivando-os a apresentar elementos de suas convivências em suas casas.

 

“A Assembleia Legislativa, ao analisar e aprovar essas importantes medidas ao longo do ano, reforça seu compromisso em promover avanços na Educação, demonstrando sensibilidade para as demandas da sociedade e contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais justo e saudável”, destaca o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

 

 

Reajuste dos professores

 

Em junho, a Assembleia deliberou e aprovou o aumento dos servidores da Secretaria de Estado de Educação em 8% referente à data-base de 2022, após meses de intermediação entre os representantes dos servidores em Educação e o governo estadual.

 

A Lei nº 6.261 de junho de 2023 reajustou a remuneração de professores, pedagogos, bibliotecários, nutricionistas, estatísticos, contadores, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de nível superior, além de engenheiros, auxiliares administrativos, de serviços gerais, motoristas e merendeiras.

 

Projeto de Lei

 

Para facilitar e otimizar a relação aluno, escola, pais e responsáveis, o deputado Roberto Cidade (UB), apresentou e teve aprovado pelo Plenário Ruy Araújo o Projeto de Lei nº 674/2023.

 

A matéria garante aos filhos e/ou menores sob a guarda de professores ou funcionários de escolas da rede pública estadual de ensino, a prioridade de matrícula na unidade de ensino onde esteja lotado seu responsável legal.

 

Aprovado na última sessão plenária de 2023, em 14/12, o PL aguarda sanção governamental.

Tags: AmazonasEducaçãoLeisManaus

Postagens Relacionadas

© Agência Brasil/Fernando Frazão
Política

Câncer infantil: campanhas de conscientização terão foco em diagnóstico precoce

2 de junho de 2026
Foto: Defesa Civil Nacional
Política

MP libera recursos para atingidos pelas enchentes em Pernambuco e Paraíba

2 de junho de 2026
© Foto: Ricardo Stuckert / PR
Política

Lula defende Pix e diz que sistema brasileiro assusta norte-americanos

2 de junho de 2026
Próximo
Foto: Marcely Gomes / Arquivo Semcom

Complexo Turístico da Ponta Negra é protegido como Patrimônio Histórico do Amazonas

Please login to join discussion

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • DERFV realizou apreensão de 57 veículos em maio no AM
  • Professor de jiu-jitsu é preso por produção, armazenamento e compartilhamento de material pornográfico
  • Manausprev convoca aniversariantes de junho para recadastramento e reforça alerta de suspensão de benefícios
  • Câncer infantil: campanhas de conscientização terão foco em diagnóstico precoce
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM