• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Adaf investiga suspeita de doença viral em cavalos

Redação por Redação
6 de julho de 2021
em Amazônia
162
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) investiga a suspeita de encefalomielite equina em animais de três propriedades localizadas no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Os cavalos foram isolados e estão sendo monitorados pela autarquia.

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos da Adaf, médica veterinária Jeane Cristini Barbosa, explicou que, na segunda quinzena de junho, sintomas neurológicos foram observados em três animais, cada um pertencente a uma propriedade diferente, com distância entre elas de, aproximadamente, um quilômetro.

Os equinos apresentaram alteração comportamental, ataxia (desordem de movimento), hiperestesia (excesso de sensibilidade a estímulos), ranger de dentes (bruxismo), andar em círculos e sialorreia (salivação excessiva) e mioclonia (espasmos musculares). “Dois animais já tiveram melhora clínica, mas um deles foi a óbito”, disse Jeane.

Para melhor monitorar os cavalos, a Adaf interditou as propriedades, isolou os animais com sintomatologia nervosa e coletou material para análise, que será realizada por um laboratório de Minas Gerais. O resultado deve sair em até dez dias.

A médica veterinária esclareceu que a encefalomielite equina é uma doença causada por três espécies diferentes de vírus, transmitida entre aves e roedores silvestres, através da picada de mosquitos. Embora os equinos e humanos sejam hospedeiros acidentais, em alguns casos podem ser infectados. Tanto em animais como em humanos, a infecção pode causar os mesmos sintomas e levar à morte. “Importante ressaltar que quem transmite é o mosquito. O equino é um hospedeiro acidental, então, nesse caso, não tem o risco de disseminação por conta da aglomeração de animais, por exemplo. Mas requer monitoramento”, destacou.

A Adaf notificou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre os casos suspeitos. Os criadores de equinos que observarem algum animal de sua propriedade com sintomas como febre, dores musculares, confusão, mudanças de personalidade, convulsões, paralisia ou falta de sensação, ranger de dentes e salivação excessiva, devem entrar em contato imediatamente com a agência pela Unidade Veterinária Local (UVL) de seu município.

Tags: AdafcavaloDoençaManausPortal AM

Postagens Relacionadas

Fotos – Divulgação/ Procon Manaus
Amazônia

Operação resulta na apreensão de mais de 2,8 mil produtos falsificados na zona Norte

19 de junho de 2026
Foto – Arquivo / Semcom
Amazônia

Manaus realiza mutirão do Cadastro Único e lança programa de atendimento domiciliar para atualização cadastral

19 de junho de 2026
Fotos – Karol Silva/IMMU
Amazônia

Linha de ônibus A032 volta a atender o bairro Nova Cidade e técnicos de transporte acompanham retorno da operação

19 de junho de 2026
Próximo
Aumento da gasolina. © Fernando Frazão/Agência Brasil

Preços da gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mulher acusada de mandar matar ex-marido e executor do crime são condenados em julgamento no AM
  • Borracheiro é morto com 4 tiros em Manaus
  • Homem é morto a tiros em suposta disputa de facções no AM
  • Em Benjamin Constant, homem é preso com 6 kg de pasta-base de cocaína
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM