Formada por adolescentes entre 12 e 18 anos, a turma participou do curso “Tesoura Solidária”, desenvolvido em parceria com a Capelania da Polícia Militar, e realizado entre agosto e setembro.
“O evento foi acima do esperado onde conseguimos destacar quatro alunos que já colocaram em prática o que aprenderam durante a oficina e hoje já estão gerando renda para sua família”, disse o sargento.
O Formando Cidadão também trabalha com reforço escolar das disciplinas de português e matemática, além de atividades físicas. Os jovens estão se preparando para competir no final do mês de novembro na Copa de Futsal do Formando Cidadão. A competição será entre alunos de outras unidades e ocorrerá na Vila Olímpica, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Em parceria com Secretaria de Educação do município e outros colaboradores da comunidade, o Formando Cidadão atende atualmente 30 alunos, com idades entre 10 e 18 anos. As atividades ocorrem no Posto Policial do Distrito do Cacau Pirêra. O sargento ressalta que o programa é preventivo e os alunos precisam atender requisitos para ingressar.
“O aluno para participar do programa tem que estar matriculado na escola. Além disso, têm outros requisitos internos para permanência, como o comportamento, postura na escola e boas notas”.
O programa também faz o acompanhamento com as famílias dos alunos com o intuito de monitorar o comportamento do aluno na escola e o desenvolvimento no programa para saber se está colocando em prática o que é aprendido no cotidiano que o Formando Cidadão oferece.
Novo curso
De acordo com Azevedo, uma parceria foi fechada com o SENAI para oferta de cursos de informática básica e avançada através do projeto no Cacau Pirera. A expectativa é que as inscrições sejam iniciadas no mês de dezembro de 2019 e as aulas ocorram a partir de janeiro de 2020.
*Com informações da Assessoria de Comunicação