• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

África ocidental e central tem 80 mil crianças sob risco de contaminação com cólera

O alerta foi feito pelo Unicef após casos na República Democrática do Congo e na Nigéria; agência da ONU precisa de US$ 20 milhões para fornecer apoio crítico

Redação por Redação
2 de agosto de 2025
em Mundo
Coleta de água no Sudão. Foto: UNHCR/Ying Hu

Coleta de água no Sudão. Foto: UNHCR/Ying Hu

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Um surto de cólera está ameaçando cerca de 80 mil crianças no centro e no oeste da África. O alerta é do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Em comunicado, a agência da ONU afirmou que precisa de US$ 20 milhões para medidas de urgência com apoio nas áreas de saúde, saneamento, comunicação de risco e engajamento comunitário.

Vigilância rigorosa

República Democrática do Congo e Nigéria notificaram surtos ativos, que representam uma ameaça para países vizinhos incluindo Chade, Gana, Cote d’Ivoire ou Costa do Marfim e Togo também abrangidas pela pandemia em pequena escala.

Níger, Libéria, Benim, República Centro-Africana e Camarões permanecem sob vigilância rigorosa devido à vulnerabilidade.

O Unicef em colaboração com os governos estão a envidar esforços para prevenir a disseminação e conter a doença em toda a região.

Em nota global, Gilles Fagninou, diretor regional do Unicef para a África Ocidental e Central, citou as fortes chuvas, as inundações generalizadas e o deslocamento como principais causas do risco de transmissão da cólera, que poderá colocar em risco a vida de milhares de crianças.

Falta de água potável

O representante da agência acrescentou que a falta de água potável e as condições de higiene precárias tornam a precaução urgente para salvar vidas.

Na República Democrática do Congo, o país mais atingido da região, há registos de mais de 38.000 casos e 951 mortes em crianças menores de cinco anos representando 25,6% dos casos, durante o mês de Julho.

Dados indicam que caso não se intensifiquem as medidas para conter a epidemia, as crianças na República Democrática do Congo enfrentarão a maior crise de cólera desde 2017.

A situação continua controlada no Chade, onde foram registados 55 casos suspeitos de cólera, incluindo quatro mortes, notificados no campo de refugiados de Dougui, a aproximadamente 103 quilômetros de Abéché, perto da fronteira com o Sudão.

Salvar Vidas 

Desde o início dos surtos na região, o Unicef tem fornecido suprimentos vitais de saúde e água, higiene e saneamento para instalações de tratamento e comunidades, apoiando a vacinação contra a cólera nas áreas afetadas.

A agência tem incentivado as famílias a buscar tratamento oportuno e melhorar suas práticas de higiene, ao mesmo tempo em que intensifica os esforços de preparação e resposta em países em risco.

O Unicef salientou que a agência está a trabalhar com parceiros para fortalecer o engajamento comunitário, expandir o alcance para áreas remotas e carentes com vista a garantir que nenhuma criança seja deixada para trás.

Em situações de surtos de cóleras, as crianças com menos de cinco anos, são particularmente vulneráveis à cólera devido a fatores como higiene precária, falta de saneamento básico e água potável, além de maior suscetibilidade à desidratação grave.

*Ouri Pota é correspondente da ONU News em Maputo

Tags: águacoletadesidrataçãoONU

Postagens Relacionadas

Foto: Organização Pan-Americana de Saúde
Mundo

ONU Mulheres questiona qualidade de diagnóstico e tratamentos femininos pelo mundo

14 de abril de 2026
Hariri Pessoas fugindo dos ataques aéreos israelenses no Líbano cruzam a fronteira de Jdeidet Yabous para a Síria (outubro de 2024). Foto: Acnur/Houssam
Mundo

Análise da OMS indica aumento de ataques a instalações de saúde no Oriente Médio

13 de abril de 2026
Foto: Flávio Carvalho/Fiocruz
Mundo

OMS: dengue é indicador da relação mudanças climáticas e arboviroses

11 de abril de 2026
Próximo
Foto: Programa Chesapeake Bay/Will Parson

500 milhões de toneladas poluem oceanos em meio a debate sobre tratado global

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Abono salarial começa a ser pago para nascidos em março e abril
  • Instituto oferece bolsas para estimular bioeconomia amazônica
  • Copa Norte: Nacional e Amazonas entram em campo pela 4ª rodada
  • Lula critica ameaças de Trump ao mundo e defende papa Leão XIV
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM