• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
10 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Água escura em Alter do Chão pode ter impacto “em escala global”, diz pesquisador

Redação por Redação
20 de janeiro de 2022
em Meio Ambiente
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

171
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Meio Ambiente – As águas da região conhecida como “Caribe amazônico” não estão translúcidas como de costume, e especialistas temem que efeitos sejam sentidos em uma escala nacional e global.

A explicação é do pesquisador Tommaso Giarrizzo, coordenador do Grupo de Ecologia Aquática da Universidade Federal do Pará (UFPA), que comentou possíveis motivos da alteração das águas de Alter do Chão (PA) à CNN nesta quinta-feira (20).

Segundo Giarrizzo, a água “barrenta” pode ser resultado de “um efeito cumulativo de impactos que estão ocorrendo” – que vão desde a ocorrência de uma estação chuvosa na região até a modificação no uso do solo em toda a Bacia do Tapajós, incluindo o desmatamento, mineração ilegal e agronegócio.

“A preocupação é muito grande estão sendo levantadas varias hipóteses, mas não temos o motivo ou a fonte que esta gerando a alteração da cor da água”, declarou.

“Na bacia do Tapajós, há um conjunto de impactos antrópicos que geram modificação na qualidade da agua, e isso vai ter um efeito cumulativo – especialmente o desmatamento, que ocorre nas cabeceiras do rio Tapajós, o agronegócio, a construção de barragens, portos, os processos de queimadas”, explicou.

O pesquisador explicou que o conjunto das atividades acaba por gerar erosão no solo da região, e que esse processo acarreta na acumulação de sedimentos – uma explicação possível para a água escura em Alter.

Para Tommaso Giarrizzo, o problema torna-se não apenas local, mas global, quando se considera o potencial tóxico do solo arrastado pelas chuvas até Alter do Chão e, posteriormente, às águas do mar.

Com isso, toxinas presentes nos processos citados, incluindo o mercúrio da mineração ilegal, podem chegar até os animais do rio e à população.

“Não adianta se preocupar em garantir qualidade ambiental em Santarém se os municípios e estados que drenam o rio não têm uma gestão ambiental. Essa água chega também no oceano. Os efeitos vão sendo diluídos e dispersos em uma escala geográfica que não é nem nacional, é realmente global”, disse.

*com informações CNN Brasil

Tags: Água EscuraAlter do ChãoMeio AmbientePortal AMUso do Solo

Postagens Relacionadas

Meio Ambiente

Visibilidade fortalece jovens indígenas do Brasil na luta contra a crise climática

10 de agosto de 2026
Foto: Polícia Federal/Gov.Br
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cai 36,87% no último ano

7 de agosto de 2026
© Alexandre Pessoa/Divulgação
Meio Ambiente

Cidades do RS têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil

6 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Divulgação / Assessoria

Belarmino Lins diz que UBSs também podem ser usadas para descentralizar a testagem rápida sobre a Covid-19

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em diferentes zonas de Manaus durante agosto
  • Avanço da IA corrói financiamento do jornalismo profissional no Brasil
  • Cesta básica reduz 5,18% em agosto segundo pesquisa do Procon Manaus
  • 8ª parcela do ISS Fixo vence nesta segunda-feira em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM