• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
28 de outubro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Ala hospitalar para tratar índios com covid-19 em Manaus é inaugurada

Ministro da Saúde e governador do Amazonas participaram da inauguração

Redação por Redação
26 de maio de 2020
em Brasil, Destaque
Reprodução / Agência Brasil

Reprodução / Agência Brasil

170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Ministério da Saúde e o governo do Amazonas inauguraram hoje (26), em Manaus, uma ala hospitalar destinada ao atendimento de índios infectados pelo novo coronavírus. Adaptado a tradições e costumes indígenas, o espaço funciona no Hospital de Retaguarda Nilton Lins, que, desde abril, é considerado referência para o tratamento de pacientes com covid-19.

A ala indígena contará com 53 leitos, sendo 33 leitos clínicos, 15 leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) e cinco em unidades de cuidados intermediários (UCI), além de posto de enfermagem. Um espaço foi destinado à instalação de redes e outro para a realização de rituais religiosos, respeitando as diversidades étnicas.

“Estamos montando os leitos de acordo com as tradições indígenas, colocando, inclusive, redes. Há um espaço voltado para as tradições indígenas, como uma sala para o pajé, e todas aquelas orientações acordadas com os profissionais que irão atuar aqui”, disse o governador Wilson Lima durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e do secretário especial de Saúde Indígena do ministério, Robson Santos da Silva.

Segundo Lima, o hospital não atenderá apenas indígenas aldeados, mas “todos aqueles que se declararem indígenas”. No entanto, os pacientes terão que ser encaminhados por outros serviços médicos, pois o hospital não oferece o primeiro atendimento.

“Isto aqui vai ajudar e muito os nossos irmãos, que vão entrar pelo sistema de regulação indígena”, acrescentou o governador, afirmando que a iniciativa é inédita.

Interiorização dos casos

De acordo com o secretário Robson Santos da Silva, a proposta de adequar uma ala do hospital surgiu após a visita de comitiva do governo federal a Manaus, no início do mês. Segundo Silva, de lá para cá, a tendência à redução do número de casos da doença confirmados na capital e, simultaneamente, de aumento no interior, se confirmou. Mesmo assim, os governos federal e estadual decidiram montar a ala indígena em Manaus, aproveitando a estrutura já existente.

“Eu sei que o surto agora está no interior [do estado]. E a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] está se interiorizando mais, principalmente com a parte de oxigenação. Neste contexto, estamos lançando as unidades de atendimento primário à saúde indígena – covid-19, [o] que vai interiorizar este tratamento”, disse o secretário, defendendo a importância de projetos tecnicamente bem fundamentados ao afirmar não poder dizer, por ora, se a iniciativa será reproduzida em outras localidades ou estados.

“Eu sempre brinco com o meu pessoal que o coronavírus vai passar, mas o CPF [dos gestores públicos] vai ficar. Se não fizermos as coisas de acordo com a lei, se não tivermos uma justificativa para agir, daqui a dois, três anos, quem for nos julgar não vai lembrar a pandemia. Vai olhar só o frio do papel. [E perguntar] ‘Como foi comprado? Cadê a licitação?’. ‘Ah, mas era desespero. Havia um decreto…’. Ninguém vai querer saber disso. E vamos passar o resto da vida respondendo por tentar fazer o certo”, acrescentou Silva.

Fonte: Agência Brasil

Tags: Covid-19ManausSaúde Indígena

Postagens Relacionadas

Foto: © Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Brasil

Dia do Servidor Público: ponto facultativo será na sexta-feira

28 de outubro de 2026
74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba. (Foto: Divulgação/PC-AM)
Destaque

Em Borba, trio é preso por envolvimento em agressões e disparos de arma de fogo durante manifestação política

27 de outubro de 2026
Foto: Reprodução
Destaque

Pistola é apreendida com empresário investigado por perseguir jovem em Manaus

27 de outubro de 2026
Próximo
Reprodução / Agência Brasil

Voluntários consertam mais de mil respiradores e devolvem a hospitais

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Dia do Servidor Público: ponto facultativo será na sexta-feira
  • Detran-AM: Escola Pública de Trânsito oferece 1.180 vagas para cursos em novembro
  • Em Borba, trio é preso por envolvimento em agressões e disparos de arma de fogo durante manifestação política
  • Dupla é presa em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico em Nhamundá
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM