• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
8 de novembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Amazonas Band celebra a música brasileira no concerto ‘Brasilidades’ sob nova regência

A apresentação reuniu obras que exaltam o samba, a bossa nova e a riqueza cultural do Brasil

Redação por Redação
5 de novembro de 2025
em Cultura
FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

155
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Teatro Amazonas foi palco, nessa terça-feira (04/11), do concerto “Brasilidades”, que marcou a estreia do maestro Ênio Prieto à frente da Amazonas Band. O espetáculo celebrou a diversidade da música brasileira e abriu uma nova fase para o grupo, que possui 25 anos de atuação na cena instrumental.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o concerto integrou a agenda dos Corpos Artísticos do Estado, reforçando o compromisso com a valorização da produção musical e cultural amazonense.

Com repertório voltado ao samba e à bossa nova, a apresentação reuniu composições que retratam a essência e o espírito do povo brasileiro. O maestro Ênio Prieto destacou que essa primeira edição do espetáculo buscou reforçar a identidade nacional por meio de gêneros que fazem parte das raízes culturais e da memória afetiva do país. “É uma alegria muito grande estrear na direção da Amazonas Band. Estive por 15 anos na estante de primeiro alto e hoje é um privilégio poder liderar esse grupo com um repertório tão brasileiro”, afirmou.

O concerto teve início com “Sambita”, tema do colombiano Justo Álvaro com arranjo do maestro Branco. Na sequência, o público pôde apreciar “Tijuca”, em homenagem ao bairro carioca, “Berimbau”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, com arranjo de Bob Mintzer, “The Happy Song”, também de Mintzer, e “Festa para o Rei Negro”, de Zuzuca do Salgueiro, que encerrou a noite com energia e ritmo.

Os arranjos apresentados incluíram trabalhos de músicos nacionais e internacionais, oferecendo diferentes perspectivas sobre a música brasileira. De acordo com o Maestro, essa mistura enriquece a sonoridade e amplia o diálogo entre culturas.

Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi a participação do jovem saxofonista Jefte Asafe, de 18 anos, natural de Manacapuru, que assumiu a estante de primeiro alto. O músico foi destaque da noite e simbolizou o espaço dado a novos talentos da região dentro da formação da Amazonas Band.

Ao final, o público aplaudiu de pé a estreia do maestro, que foi homenageado pela banda e pelos colegas de palco. O concerto “Brasilidades” consolidou o início de um novo ciclo para a Amazonas Band, reafirmando seu compromisso com a valorização da música instrumental e com a difusão da cultura brasileira.

Tags: AmazonasAmazonas BandMúsica

Postagens Relacionadas

Fotos - Thelson Souza/ManausCult
Cultura

Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Manaus lança edital para o desfile das escolas de samba 2026

8 de novembro de 2025
Foto: © Victor Jucá/Divulgação
Cultura

Filme O Agente Secreto chega aos cinemas em todo o país

6 de novembro de 2025
Foto: Divulgação
Cultura

Caprichoso lança terceira toada da temporada: “O-Mukaiá” já está disponível nas plataformas digitais

4 de novembro de 2025
Próximo
© Jose Cruz/Agência Brasil

Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Jovem é preso com 11 kg de drogas em mala rosa em Coari
  • Corpo é achado amarrado e com sinais de tortura em mata na zona oeste de Manaus
  • Tio é preso suspeito por estupro de sobrinha com deficiência intelectual em Lábrea
  • Operação cumpre três mandados de busca e apreensão no bairro São Raimundo
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM