A partir de 27 de outubro de 2024, a Gol Linhas Aéreas retomará a operação da rota direta entre Manaus e Porto Velho, com seis frequências semanais. Os voos partirão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, oferecendo uma opção mais rápida e eficiente de deslocamento para turistas e residentes da região Norte.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, destacou a importância da reativação da rota. “A reativação desta rota atende a alta demanda por conexões rápidas e eficientes, favorecendo o fluxo e a logística turística para o Amazonas com foco na conectividade e desenvolvimento da região. A ampliação da malha aérea está entre os principais investimentos para fortalecer o turismo nacional e local”, afirmou Ribeiro.
Além da nova rota entre Manaus e Porto Velho, o Amazonas ampliou suas opções de voos internacionais e nacionais. Em 2023, foi inaugurado o voo direto entre Manaus e Bogotá, operado pela Avianca. Em 2024, o voo direto entre Manaus e Lisboa, operado pela TAP, também será retomado. Novas rotas nacionais foram lançadas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
Segundo dados da Amazonastur, o Amazonas recebeu mais de 381 mil turistas em 2023, um aumento de 4,75% em comparação ao ano anterior. O crescimento mais significativo foi na movimentação de passageiros internacionais, que aumentou 172%, passando de 46.810 para 127.472 passageiros.
“A cada vez mais estamos nos consolidando em nível internacional e nacional, trabalhando para que isso aconteça de forma segura e constante com a expectativa de atrair mais turistas para uma experiência única em nosso estado”, acrescentou Ian Ribeiro.
A nova rota será operada com a aeronave Boeing 737-800, com capacidade para até 186 passageiros. O voo G3 1916 partirá de Manaus (MAO) às 01h15 e chegará em Porto Velho (PVH) às 02h25. O voo G3 1917 decolará de PVH às 23h15, com chegada prevista em MAO às 00h25. Os bilhetes já estão disponíveis nos canais de venda da Gol Linhas Aéreas.