• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
29 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Após deixar de ser país menos desenvolvido, São Tomé e Príncipe quer mais parcerias com nações lusófonas

Responsável da Missão são-tomense junto às Nações Unidas assegura reforço da cooperação econômica com membros do bloco; Cabo Verde graduou-se em 2017, após presença de 30 anos no bloco; saída futura de Angola é acompanhada pela ONU

Redação por Redação
16 de dezembro de 2024
em Mundo
Meninas jovens voltam da escola para casa em São Tomé e Príncipe. Foto: UNICEF/Vincent Tremeau

Meninas jovens voltam da escola para casa em São Tomé e Príncipe. Foto: UNICEF/Vincent Tremeau

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

ão Tomé e Príncipe deixou a lista dos 45 países menos desenvolvidos marcando avanços da economia. A ONU destaca, no entanto, que qualquer economia nesse estágio ainda precisa de apoio específico para enfrentar questões de desenvolvimento sustentáveis.

As Nações Unidas asseguram seguir o país nesse processo, tal como aconteceu na transição de Cabo Verde que se graduou em 2017 depois de 30 anos na lista.  Angola integra os países menos desenvolvidos desde 1994 e recebe assistência para a graduação.

Concentração política e diplomática

O responsável da Missão de São Tomé e Príncipe junto às Nações Unidas, Djazalde Aguiar, destacou como deverá contar com nações de língua portuguesa nos passos seguintes.

“Os nossos parceiros dentro da Cplp sempre estiveram prontos para ajudar São Tomé e Príncipe. Sempre apoiaram. A relação que mantemos no quarto da Cplp, mas bilateralmente com cada um dos países a compõem, são de máxima importância. São excelentes. Portanto, a nossa expectativa é que continuemos este trabalho, continuemos a reforçar a cooperação, continuemos a reforçar os laços de amizade e da concentração política e diplomática. Naturalmente que a Cplp, enquanto organização e os países que a compõem estão atentos, estão dispostos a ajudar e colaborar e o têm efeito e colaborado. Há marcos que só foram possíveis de serem atingidos exatamente por causa da cooperação vária de países que compõem a Cplp.”

Portugal é o único país desenvolvido do bloco. O Brasil, uma nação de desenvolvimento médio, foi no ano passado a nona maior economia do mundo.

Entre os países de língua portuguesa na África ainda presentes na categoria de países menos desenvolvidos estão Guiné-Bissau, desde 1981, e Moçambique que foi incluído em 1988. Timor-Leste entrou na lista em 2002.

O Comitê de Políticas de Desenvolvimento das Nações Unidas é que propõe as economias que transitam e identifica os que devem cumprir os critérios para iniciar o processo de graduação que acontece a cada dois anos.

A categoria de países menos avançados foi criada pela ONU em 1971 e incentiva a prestação de ajuda a países de baixa renda por serem altamente vulneráveis ​​à crise econômica e ambiental e terem baixos níveis de desenvolvimento humanos.

Tags: amizadeBrasilManausMundoNações UnidasnotíciasONUpaisPortal AMportalamSão Tomé e Príncipe

Postagens Relacionadas

O vírus mpox (laranja) infecta células mostradas em verde; Foto: Niaid/ONU
Mundo

ONU propõe reforço a setor de saúde contra epidemias

29 de dezembro de 2025
Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Relatório aponta queda histórica da liberdade de expressão no mundo

28 de dezembro de 2025
As meninas estão impulsionando o bem e o crescimento em todo o mundo.. Foto: Unfpa
Mundo

Agência da ONU vê resiliência e ação em ano marcado por crises globais

27 de dezembro de 2025
Próximo
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Espetáculos, exibições de filmes e eventos natalinos marcam a agenda cultural da semana

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mais de 15 quilos de entorpecente são encontrados escondidos entre garrafões de água
  • Corrida do Teatro Amazonas reúne mais de 3 mil atletas
  • Confira as regras de acesso do ‘Réveillon Manaus 2026’
  • Praia da Ponta Negra estará interditada para banho durante programação do ‘Réveillon Manaus 2026’
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM